Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12081

TítuloTransição para o ensino superior : apresentação de questionário de vivências académicas (QVA)
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Soares, Ana Paula
Ferreira, Joaquim Armando G.
Palavras-chaveTransição ensino superior
Vivências académicas
Data2000
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Educação e Psicologia (IEP)
CitaçãoIn VEIGA, Manuel Alte da ; MAGALHÃES, Justino Pereira de (orgs.) – “Homenagem ao Prof. Dr José Ribeiro Dias”. Braga : Universidade do Minho, 2000. ISBN 972-8098-60-X. p. 711-731.
Resumo(s)A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem assumido uma importância crescente na literatura psicológica quer no plano teórico, quer no plano empírico e da intervenção. O mesmo incremento, mesmo que mais recente, tem também ocorrido na literatura psicológica portuguesa. No entanto, apesar de se assistir actualmente ao desenvolvimento profícuo de estudos sobre os processos de adaptação e desenvolvimento humanos em contexto universitário, estudos que procurem desenvolver instrumentos ajustados às características dos jovens portugueses e que avaliem especificamente a forma como estes vivenciam o processo de transição para o Ensino Superior são escassos. O presente estudo insere-se nesta linha de investigação e procura descrever e discutir a metodologia e os resultados obtidos no estudo de construção e validação do Questionário de Vivências Académicas (QVA) junto de uma amostra de alunos do 1º ano (n=1273) da Universidade do Minho.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12081
ISBN972-8098-60-X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida, Soares & Ferreira, 2000.pdf7,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID