Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11906

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosário, Pedro-
dc.contributor.authorFerreira, Isabel-
dc.contributor.authorGuimarães, Carina-
dc.date.accessioned2011-03-21T17:16:20Z-
dc.date.available2011-03-21T17:16:20Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citation"Sobredotação." ISSN 0875-0106. 2:2 (2001) 121-137.por
dc.identifier.issn0875-0106por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11906-
dc.description.abstractA literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho apresentando abordagens profundas na sua aprendizagem (Biggs, 1993, 1996; Kember & Gow, 1994; Ramsden, 1997). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua a motivação e a criatividade, a par da inteligência centraremos esta investigação na compreensão das abordagens à aprendizagem dos alunos academicamente mais competentes. A amostra tomada é de 866 alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Básico, divididos em cinco grupos tendo com referência o seu desempenho académico. Os resultados revelaram uma associação estatisticamente significativa entre a competência académica e as motivações e estratégias superficiais e profundas. Coerentemente este impacto também se verifica face às abordagens superficiais e profundas exibidas por estes alunos. Os alunos mais competentes academicamente optam no seu trabalho por motivações e estratégias mais profundas que são as mais adequadas à realização dos seus objectivos. Esta coerência metacognitiva pode também justificar que os alunos de alto-rendimento não optem por motivações e estratégias superficiais para enfrentar o seu aprender. Este trabalho, na linha recorrentemente evidenciada na literatura, reforça a evidência de que conhecer o por que é que os alunos estudam e como o fazem realmente é determinante para o seu sucesso escolar.por
dc.description.abstractThe literature evidence that high achievers organise proficiently their academic work choosing deep approaches to learning (Biggs, 1993, 1996; Kember & Gow, 1994; Ramsden, 1997). Our sobredotation understanding is situated in a framework that includes motivation, creativity and intelligence. The purpose of this study focuses the learning processes of high-achievers. A total of 866 years 5° to 9° students of basic schools participated in this study. The sample is divided in five groups according the academic grades. The results revealed significant differences between surface and deep motives and strategies and the academic achievement. High-achievers use on their study more than the others students, deep approaches to learning which is coherent with the literature data. The results suggest the comprehension of the approaches to learning used in the classroom as an important tool to the significant learning and academic achievement increasing.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAbordagem à aprendizagempor
dc.subjectMotivação e estratégiaspor
dc.subjectConcepções de aprendizagempor
dc.subjectCompetência académicapor
dc.subjectAlto-rendimentopor
dc.subjectApproaches to learningpor
dc.subjectMotivation of strategiespor
dc.subjectConceptions of learningpor
dc.subjectHigh achieverspor
dc.titleAbordagens ao estudo em alunos de alto rendimentopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage121por
oaire.citationEndPage137por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleSobredotaçãopor
oaire.citationVolume2por
sdum.journalSobredotaçãopor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2001_ab_estudo_alunos_alto_rendimento_sobredotacao.pdf10,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID