Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11899

TítuloEstórias para estudar, histórias sobre o estudar : narrativas auto–regulatórias na sala de aula
Autor(es)Rosário, Pedro
Trigo, João
Guimarães, Carina
Data2003
EditoraUniversidade do Minho
RevistaRevista Portuguesa de Educação
Citação"Revista Portuguesa de Educação." ISSN 0871-9187. 16:2 (2003) 117-133.
Resumo(s)No âmbito das novas áreas curriculares não disciplinares do Ensino Básico, apresentamos um dos produtos de um projecto de investigação-acção desenvolvido no Colégio de Nossa Senhora do Rosário e coordenado pelo primeiro autor deste artigo. Este projecto: As (Des)venturas do Testas tenta operacionalizar um modelo teórico da auto-regulação da aprendizagem. Esta ferramenta está ancorada no construto de auto-regulação da aprendizagem sugerindo e discutindo uma abordagem sociocognitiva coma racional orientador do discurso. Apresentamos, e analisamos, o modelo das fases cíclicas do processo auto-regulatório, a natureza das estratégias de aprendizagem e algumas implicações do estudo deste construto para a prática educativa. O carácter inovador desta proposta está ancorado na utilização da narrativa como um meio para transmitir e discutir abordagens ao estudo a partir de um modelo próximo dos alunos. Pensamos que as aventuras e (des)venturas do Testes, um aluno como eles, lhes permitirão uma fácil identificação com os problemas e propostas de resolução discutidos, bem como a transferência das competências aprendidas e discutidas na sala de aula, para outros domínios escolares e para a própria vida.
In the extent of the new curricula of the elementary education, we introduced a project of innovation research developed at the Colégio de Nossa Sr.ª do Rosario and coordinated by the first author of this paper. Self-regulation learning is the framework of this project: "As (Des)venturas do Testas". Anchored in socio-cognitive approach rational, we present and analyze the model of the cyclical phases of the self-regulation process, the nature of the learning strategies and some implications for educational practice. The innovative character of this proposal is related to the use of narrative as a way to transmit and discuss approaches to study modeled by a close model. We thought that the adventures and (des)venturas do Testas, a student like them, will allow an easy identification with the problems and resolution proposals discussed, as well as the transfer of the learned and discussed competences at the classroom, for other school domains and their own life.
Dans I’ampleur des nouveaux programmes scolaires de I’éducation élémentaire, nous evons introduit un projet de recherche d’innovation développé au Colégio de Nossa Sr.ª do Rosário coordonné par le premier autour de cet article. L'autorégulation de I’apprentissage est la structure de ce projet: "As (Des)venturas do Testas." Ancré dans I’approche sociocognitive, nous présentons et analysons le modèle des phases cycliques de I’autorégulation, la nature des stratégies et quelques implications pour entrainement pédagogique. Le caractère innovateur de cette proposition est été en rapport avec l’usage de la narration comme un chemin pour transmettre et discuter des approches pour étudier, modelé par un modèle proche. Nous pensions que les aventures et les (des)ventures de Testas, un étudiant comme eux, Ies autorisera une identification facile avec Ies problèmes et propositions de la résolution discutées, aussi bien que le transfert du savant et a discuté des compétences à la classe, pour Ies autres domaines scolaires et pour la propre vie.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11899
ISSN0871-9187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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