Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11883
Título: | Como enfrentam os alunos universitários as suas tarefas académicas? um enfoque sobre o ano escolar e a sua relação com o rendimento escolar |
Autor(es): | Rosário, Pedro Almeida, Leandro S. Guimarães, Carina Faria, Ana Prata, Lúcia Dias, Mónica Núñez Perez, José Carlos |
Palavras-chave: | Aprendizagem auto-regulada Abordagem à aprendizagem Estratégias de aprendizagem |
Data: | 2001 |
Revista: | Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación |
Citação: | "Revista Galego–Portuguesa de Psicoloxia e Educación". 5:7 (2001) 429-437. |
Resumo(s): | O modelo teórico SAL tstudents approaches to learning) sugere que as abordagens dos alunos à aprendizagem são influenciadas pelas tarefas escolares concretas, mas também pela exigência percebida do contexto escolar onde o aluno está inserido. As abordagens à aprendizagem – medidas com o QPE (Questionário de Processos de Estudo) uma adaptação do SPQ (Study Processes Quest íonnaíre. Biggs, 1987, 1992) corresponderiam, assim, à resposta do aluno a todas estas tensões sendo, também por esse facto, uma leitura indirecta da qualidade do ambiente académico onde estes estão inseridos. Neste estudo tomou-se uma amostra de 742 alunos do Ensino Superior do 10 e 40 ano da Universidade do Minho, de cursos da via de ensino, de ciências e de humanidades. Os resultados apontam no sentido de que os alunos apresentam globalmente uma motivação superficial operacionalizada através de uma estratégia profunda exibindo uma abordagem à aprendizagem maioritariamente profunda. Este padrão motivacional e estratégico reproduz-se nos dois anos analisados, embora a abordagem global mude, superficial no I° ano e profunda no 4°. Os dados sugerem que os alunos ao longo da sua permanência na universidade modificam a sua abordagem à aprendizagem - de superficial para profunda - sugerindo que vão percebendo esta última como a forma mais adequada de responder às exigências percebidas do seu contexto académico. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11883 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_como_enfrentam_universitarios_tarefas_academicas.pdf | 10,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |