Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11873

TítuloMapear o estudar no ensino superior : abordagens dos alunos ao estudo numa E.S.E.
Autor(es)Rosário, Pedro
Oliveira, Maria Conceição
Palavras-chaveAbordagem à aprendizagem
Autonomia
Ensino superior
Resultados escolares
Approaches to learning
Autonomy
University teaching
School achievement
Data2006
EditoraEscola Superior de Educação de Paula Frassinetti
RevistaSaber (e) Educar
Citação"Saber e Educar." ISSN 0873-3600. 11 (2006) 23-38.
Resumo(s)Integrado na linha de investigação SAL (Students Approaches to Learning), este trabalho centra-se no estudo da perspectiva dos alunos sobre a sua experiência de aprendizagem. Assim, o objectivo da presente investigação centrou-se na avaliação das abordagens à aprendizagem dos alunos do ensino superior, mais precisamente numa Escola Superior de Educação do ensino particular, situada no Porto. Os resultados obtidos sugerem que os alunos optam preferencialmente por uma abordagem profunda à aprendizagem. Esperamos que este estudo possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento actual do sistema de ensino universitário em reformulação de currículos e metodologias para dar cumprimento às sugestões de “Bolonha”, promovendo alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber.
Integrating the research on Students Approaches to Learning (SAL) this article focuses on students’ perceptions of their own learning experience. Evaluating students’ approaches to learning was the main goal of the empirical study presented here. The sample integrated students from a private School of Education in Oporto. Data suggest that students opt for the use of a deep approach to learning. We hope this study highlights a better understanding of students’ approaches to learning. According to present demands of Bologna rules, deep changes in university curricula and teaching methodologies are urgent so that students’ autonomy and responsibility for their own building of knowledge can be promoted.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11873
ISSN0873-3600
e-ISSN1647-2144
Versão da editorahttp://repositorio.esepf.pt/handle/10000/1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2006_mapear_estudar_ensino_superior_abordagens_alunos_ese.pdf115,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID