Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11869

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorValle, Antonio-
dc.contributor.authorCabanach, Ramón G.-
dc.contributor.authorRodríguez, Susana-
dc.contributor.authorNúñez Perez, José Carlos-
dc.contributor.authorGonzález-Pienda, Júlio A.-
dc.contributor.authorRosário, Pedro-
dc.date.accessioned2011-03-15T10:50:24Z-
dc.date.available2011-03-15T10:50:24Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citation"Psicologia Escolar e Educacional." ISSN 1413-8557. 11:1(2007) 31-40.por
dc.identifier.issn1413-8557por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11869-
dc.description.abstractTomando en cuenta que no existe concordancia en la literatura entre los resultados de diferentes estudios respecto de la relevancia de la adopción de un tipo u otro de meta para el aprendizaje académico, en el presente artículo se estudia la relación entre los diferentes tipos de orientaciones motivacionales (metas de aprendizaje, metas de rendimiento y metas de evitación del trabajo) y el uso de estrategias cognitivas y de autorregulación. En el trabajo participan 632 estudiantes universitarios de diversas titulaciones de la universidad española. Aunque el estudio es de tipo correlacional, los análisis de los datos obtenidos, corroborando estudios anteriores, aportan información de interés para la discusión del problema que se investigó, por ejemplo que sólo los niveles más altos de metas de aprendizaje se encuentran asociados con una mayor utilización de estrategias de aprendizaje. Son discutidas implicaciones educativas de estos datos.por
dc.description.abstractTomando em consideração que não existe concordância na literatura entre os resultados dos diferentes estudos a respeito da relevância da adopção de um ou de outro tipo de meta na aprendizagem académica; no presente artículo é estudada a relação entre os diferentes tipos de orientações motivacionais (metas de aprendizagem, metas de rendimento e metas de evitação do trabalho) e a utilização de estratégias cognitivas e de autoregulação. Neste trabalho participam 632 estudantes universitários de diversas licenciaturas da Universidade espanhola. Apesar de este estudo ser de tipo correlacional, a análise dos dados obtidos, corroborando estudos anteriores, aporta informação de interesse para a discussão do problema investigado; por exemplo que só os níveles mais altos de metas de aprendizagem se encontram associados con uma maior utilização de estratégias de aprendizagem. São discutidas implicações educativas destes dados.por
dc.description.abstractAssuming that there isn’t much agreement among the results from different studies relating to the relevance of adopting one or another kind of academic learning goal, this paper intends to study the relationship between the several types of motivational orientations (learning goals, achievement goals and avoidance goals) and the use of cognitive and self-regulatory strategies. 632 Spanish college students from various university courses participated in this research. Although this is a correlacional study data analysis, in line with previous studies, brings to light interesting information and highlights the investigated issue for example only higher levels of learning goals are positively related with the use of learning strategies. Future educational implications are also discussed.por
dc.language.isospapor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUniversidadpor
dc.subjectAutorregulaciónpor
dc.subjectAprendizajepor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectAuto-regulaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCollegepor
dc.subjectSelf-regulationpor
dc.subjectLearningpor
dc.titleMetas académicas y estrategias de aprendizaje en estudiantes universitáriospor
dc.title.alternativeMetas acadêmicas e estratégias de aprendizagem em alunos universitáriospor
dc.title.alternativeCollege student's academic goals and learning strategieseng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.abrapee.psc.br/revistaspsico.htmpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage31por
oaire.citationEndPage40por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitlePsicologia Escolar e Educacionalpor
oaire.citationVolume2por
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572007000100004-
sdum.journalPsicologia Escolar e Educacionalpor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2007_metas_academicas_estrategias_aprendizaje_universitarios_abrapee.pdf173,96 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID