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https://hdl.handle.net/1822/11840
Título: | A influência do ambiente na expressão das doenças genéticas multifactoriais : análise de manuais escolares portugueses e franceses |
Autor(es): | Silva, Carla Ferreira, Cláudia Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Anomalias genéticas Determinismo genético Manuais escolares Estudo comparativo |
Data: | 2010 |
Editora: | Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação |
Citação: | "Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 99. |
Resumo(s): | A abordagem das doenças genéticas nos manuais escolares é questão fulcral no estudo da genética humana. O termo “programa genético” veicula a noção de que as características físicas e psicológicas dos indivíduos são estabelecidas exclusivamente pelos genes. Esta visão reducionista tem vindo a ser substituída pela perspectiva de que factores metabólicos e ambientais podem influenciar a expressão genética (Penchaszadeh, 2002). Neste estudo comparou-se a abordagem deste tema nos manuais do ensino básico e secundário de Portugal e de França (nas faixas etárias dos 14 aos 18 anos) no que diz respeito ao tipo de doenças genéticas e analisou-se até que ponto a influência do ambiente é referida explicitamente para a expressão fenotípica das doenças genéticas multifactoriais. Usando as grelhas de análise concebidas no âmbito do Projecto Europeu FP6 STREP BIOHEAD-CITIZEN (CIT2-CT2004-506015), analisaram-se 18 manuais Franceses e 13 Portugueses, de Ciências Naturais, Biologia e Psicologia, publicados por quatro editoras diferentes em cada país. É aos 16-17 anos que os manuais portugueses (42% das ocorrências) e franceses (34%) apresentam mais exemplos da influência do ambiente nas doenças genéticas. Nos manuais portugueses, os de Psicologia dão mais importância (40 %) à influência do ambiente no surgimento e desenvolvimento de doenças genéticas multifactoriais do que os de Biologia (5%), demonstrando os diferentes paradigmas subjacentes ao ensino destas duas disciplinas. Contrariamente aos manuais portugueses, que se só referem à acção do ambiente nos últimos anos de escolaridade, os franceses mostram exemplos de doenças influenciadas pelo ambiente ao longo de todos os anos de escolaridade. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11840 |
ISSN: | 1645-6084 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) DCILM - Revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Psi&Edu_DoenGeneticas.pdf | Sumário | 230,53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |