Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11763

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Marta Costa-
dc.contributor.authorAlbuquerque, Pedro Barbas-
dc.date.accessioned2011-02-16T14:31:36Z-
dc.date.available2011-02-16T14:31:36Z-
dc.date.issued2007-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.citation"Psicologia, Educação e Cultura". ISSN 0874-2391. XI:1 (2007) 95-112.por
dc.identifier.issn0874-2391por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11763-
dc.description.abstractPartindo dos princípios gerais de funcionamento da memória episódica, desenvolve¬ram¬se diferentes explicações para a maior robustez da memória em tarefas auto¬performa¬tivas, ou seja, tarefas que implicam a sua realização motora, em comparação com tarefas verbais. Com o presente estudo pretendemos analisar o fenómeno da memória para acções, manipulando a variável de prioridade de processamento numa tarefa de dupla codificação. A experiência consistiu na apresentação de pares de acções em duas modalidades diferen¬tes (visual e auditiva) comparando os efeitos obtidos em tarefas auto¬performativas e ver¬bais. Os resultados do presente estudo mostraram: (1) a superioridade da memória para ac¬ções actuadas mesmo no caso dos participantes processarem em simultâneo duas acções e através de diferentes modalidades; (2) que as acções visualizadas são mais facilmente evo¬cadas do que as ouvidas; (3) e, por fim, que a prioridade de processamento é uma variável decisiva para a recordação de acções que competem entre si.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.description.sponsorshipCentro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimentopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMemória para acçõespor
dc.subjectDupla tarefapor
dc.titleMemórias para acções : um estudo da prioridade de processamento numa tarefa de dupla codificaçãopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.number1por
sdum.pagination95-112por
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.volumeXIpor
sdum.journalPsicologia, Educação e Culturapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ref#17.PDF3,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID