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dc.contributor.authorAntunes, Ana Maria Pereira-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.date.accessioned2011-02-16T11:43:49Z-
dc.date.available2011-02-16T11:43:49Z-
dc.date.issued2011-02-16-
dc.identifier.citation"Sobredotação". ISSN 0875-0106. 67-82.por
dc.identifier.issn0875-0106-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11756-
dc.description.abstractNeste trabalho reflectimos sobre o apoio psico-educativo que a escola inclusiva pode considerar face aos alunos com altas habilidades, centrando-se especificamente na modalidade de enriquecimento. Este, integrado numa lógica de promoção cognitiva e de “ensinar a pensar” assume, diversas vezes, a forma de programas de enriquecimento, caracterizados por proporcionarem aos alunos mais capazes um conjunto de actividades que permitem o desenvolvimento de conhecimentos, de competências criativas e de pensamento, bem como de características mais sócio-emocionais. Ainda que os programas possam assumir formas distintas, têm surgido investigações que sugerem a importância da combinação de diversas técnicas e estratégias, permitindo um aprofundamento e uma complexificação progressiva dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Neste sentido, o modelo de enriquecimento escolar (Renzulli & Reis, 1997) e o modelo dos três estádios de enriquecimento de Purdue (Feldhusen & Kolloff, 1981) permitem a organização de programas de enriquecimento, apostando na evolução e no aprofundamento dos processos criativos e metacognitivos envolvidos. Partindo do Modelo Triádico de Enriquecimento (Renzulli & Reis, 1997), mais concretamente do enriquecimento tipo II, desenvolvemos e aplicámos o programa de enriquecimento MAIS (Motivação, Aptidão, Inovação e Socialização) numa escola pública do distrito de Braga, junto de 30 alunos, a frequentarem o 2º ciclo do Ensino Básico. Descrevemos as principais características do programa, enfatizando a resolução criativa de problemas e a autoregulação, e finalizamos comentando as limitações do estudo actual e apresentando recomendações para estudos futuros.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSobredotaçãopor
dc.subjectAlunos mais capazespor
dc.subjectEnriquecimento escolarpor
dc.subjectPrograma MAISpor
dc.subjectGiftednesspor
dc.subjectMore able studentspor
dc.subjectEnrichmentpor
dc.subjectMAIS programpor
dc.titleOs programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva : fundamento e construção do programa "MAIS"por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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