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https://hdl.handle.net/1822/11756
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Antunes, Ana Maria Pereira | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.date.accessioned | 2011-02-16T11:43:49Z | - |
dc.date.available | 2011-02-16T11:43:49Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-16 | - |
dc.identifier.citation | "Sobredotação". ISSN 0875-0106. 67-82. | por |
dc.identifier.issn | 0875-0106 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11756 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho reflectimos sobre o apoio psico-educativo que a escola inclusiva pode considerar face aos alunos com altas habilidades, centrando-se especificamente na modalidade de enriquecimento. Este, integrado numa lógica de promoção cognitiva e de “ensinar a pensar” assume, diversas vezes, a forma de programas de enriquecimento, caracterizados por proporcionarem aos alunos mais capazes um conjunto de actividades que permitem o desenvolvimento de conhecimentos, de competências criativas e de pensamento, bem como de características mais sócio-emocionais. Ainda que os programas possam assumir formas distintas, têm surgido investigações que sugerem a importância da combinação de diversas técnicas e estratégias, permitindo um aprofundamento e uma complexificação progressiva dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Neste sentido, o modelo de enriquecimento escolar (Renzulli & Reis, 1997) e o modelo dos três estádios de enriquecimento de Purdue (Feldhusen & Kolloff, 1981) permitem a organização de programas de enriquecimento, apostando na evolução e no aprofundamento dos processos criativos e metacognitivos envolvidos. Partindo do Modelo Triádico de Enriquecimento (Renzulli & Reis, 1997), mais concretamente do enriquecimento tipo II, desenvolvemos e aplicámos o programa de enriquecimento MAIS (Motivação, Aptidão, Inovação e Socialização) numa escola pública do distrito de Braga, junto de 30 alunos, a frequentarem o 2º ciclo do Ensino Básico. Descrevemos as principais características do programa, enfatizando a resolução criativa de problemas e a autoregulação, e finalizamos comentando as limitações do estudo actual e apresentando recomendações para estudos futuros. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Sobredotação | por |
dc.subject | Alunos mais capazes | por |
dc.subject | Enriquecimento escolar | por |
dc.subject | Programa MAIS | por |
dc.subject | Giftedness | por |
dc.subject | More able students | por |
dc.subject | Enrichment | por |
dc.subject | MAIS program | por |
dc.title | Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escola inclusiva : fundamento e construção do programa "MAIS" | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Fundamento e Construção do Programa MAIS.pdf | Documento principal | 10,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |