Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11545

TítuloMetacognição : qual o valor incremental no rendimento da formação profissional
Autor(es)Ribeiro, Rui Bártolo
Almeida, Leandro S.
Simões, Mário R.
Maroco, João
Palavras-chaveFormação Profissional
Avaliação psicológica
Metacognição
Validade incremental
DataFev-2010
EditoraAssociação Portuguesa de Psicologia
CitaçãoNOGUEIRA, C. [et al.], eds. – “Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.” Lisboa : Associação Portuguesa de Psicologia, 2010. ISBN 978-989-96606-0-1. p. 2779 - 2790.
Resumo(s)A aptidão mental geral é apontada como um preditor estável da aprendizagem (Ree & Earles, 1991). Estudos mais recentes (e.g., Bell & Kozlowski, 2008) atribuem à metacognição capacidade para incrementar a capacidade de previsão do rendimento na formação. Este estudo de validade relativa ao critério foi desenvolvido em contexto real e longitudinalmente, tendo participado 37 militares recém-admitidos à Força Aérea Portuguesa. Foram aplicadas duas provas de aptidão cognitiva, a escala Metacognitive Awareness Inventory e recolhidos os resultados de duas situações de aprendizagem com diferentes durações e programas formativos. Os resultados evidenciam uma maior capacidade preditiva das aptidões cognitivas de g-cristalizado comparativamente com as de g-fluído. Apesar dos oito indicadores metacognitivos considerados não apresentarem uma correlação simples estatisticamente significativa com as duas variáveis critério, a monitorização da aprendizagem incrementa entre 0,08 e 0,13 (R2Aj.) o modelo de regressão linear univariado com as duas provas g-cristalizado.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11545
ISBN978-989-96606-0-1
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Metacognição.pdfDocumento principal170,14 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID