Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11545
Título: | Metacognição : qual o valor incremental no rendimento da formação profissional |
Autor(es): | Ribeiro, Rui Bártolo Almeida, Leandro S. Simões, Mário R. Maroco, João |
Palavras-chave: | Formação Profissional Avaliação psicológica Metacognição Validade incremental |
Data: | Fev-2010 |
Editora: | Associação Portuguesa de Psicologia |
Citação: | NOGUEIRA, C. [et al.], eds. – “Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga, 2010.” Lisboa : Associação Portuguesa de Psicologia, 2010. ISBN 978-989-96606-0-1. p. 2779 - 2790. |
Resumo(s): | A aptidão mental geral é apontada como um preditor estável da aprendizagem (Ree & Earles, 1991). Estudos mais recentes (e.g., Bell & Kozlowski, 2008) atribuem à metacognição capacidade para incrementar a capacidade de previsão do rendimento na formação. Este estudo de validade relativa ao critério foi desenvolvido em contexto real e longitudinalmente, tendo participado 37 militares recém-admitidos à Força Aérea Portuguesa. Foram aplicadas duas provas de aptidão cognitiva, a escala Metacognitive Awareness Inventory e recolhidos os resultados de duas situações de aprendizagem com diferentes durações e programas formativos. Os resultados evidenciam uma maior capacidade preditiva das aptidões cognitivas de g-cristalizado comparativamente com as de g-fluído. Apesar dos oito indicadores metacognitivos considerados não apresentarem uma correlação simples estatisticamente significativa com as duas variáveis critério, a monitorização da aprendizagem incrementa entre 0,08 e 0,13 (R2Aj.) o modelo de regressão linear univariado com as duas provas g-cristalizado. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11545 |
ISBN: | 978-989-96606-0-1 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metacognição.pdf | Documento principal | 170,14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |