Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11543

TítuloTransição e adaptação académica: reflexões em torno dos alunos do 1º ano da Universidade do Minho
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Cruz, José Fernando A.
DataFev-2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoSILVA, J. L. [et. al.], orgs. - “Ensino superior em mudança : tensões e possibilidades : actas do Congresso Ibérico, Braga, Portugal, 2010”. Braga : CIEd, 2010. ISBN 978-972-8746-80-3. p. 429-440.
Resumo(s)A transição e adaptação dos alunos ao ensino superior englobam um conjunto multifacetado de exigências e desafios. Nem sempre os estudantes estão preparados para enfrentarem com sucesso tais dificuldades, assumidas como naturais e necessárias a qualquer transição. Tomando algumas características dos alunos que ingressam na Universidade do Minho, pretendemos destacar algumas das suas dificuldades no processo de transição e ajustamento, e a necessidade de institucionalmente se criarem formas preventivas de actuação face aos novos alunos potencialmente mais fragilizados em termos de desenvolvimento psicossocial e de competências de autonomia. Tais serviços, abrangendo o apoio social, psicológico e educativo, podem fazer diminuir as taxas de abandono e de insucesso académico, mais elevadas precisamente junto dos alunos do 1º ano.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11543
ISBN978-972-8746-80-3
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Transição e Adaptação Académica.pdfDocumento principal6,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID