Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11543
Título: | Transição e adaptação académica: reflexões em torno dos alunos do 1º ano da Universidade do Minho |
Autor(es): | Almeida, Leandro S. Cruz, José Fernando A. |
Data: | Fev-2010 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | SILVA, J. L. [et. al.], orgs. - “Ensino superior em mudança : tensões e possibilidades : actas do Congresso Ibérico, Braga, Portugal, 2010”. Braga : CIEd, 2010. ISBN 978-972-8746-80-3. p. 429-440. |
Resumo(s): | A transição e adaptação dos alunos ao ensino superior englobam um conjunto multifacetado de exigências e desafios. Nem sempre os estudantes estão preparados para enfrentarem com sucesso tais dificuldades, assumidas como naturais e necessárias a qualquer transição. Tomando algumas características dos alunos que ingressam na Universidade do Minho, pretendemos destacar algumas das suas dificuldades no processo de transição e ajustamento, e a necessidade de institucionalmente se criarem formas preventivas de actuação face aos novos alunos potencialmente mais fragilizados em termos de desenvolvimento psicossocial e de competências de autonomia. Tais serviços, abrangendo o apoio social, psicológico e educativo, podem fazer diminuir as taxas de abandono e de insucesso académico, mais elevadas precisamente junto dos alunos do 1º ano. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11543 |
ISBN: | 978-972-8746-80-3 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Transição e Adaptação Académica.pdf | Documento principal | 6,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |