Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11509

TítuloSer professor no Ensino Superior : experiências e perspectivas dos docentes em início de carreira
Autor(es)Oliveira, Maria Manuela Ribeiro
Orientador(es)Flores, Maria Assunção
Data21-Dez-2009
Resumo(s)A presente dissertação prende-se com a entrada dos docentes para o Ensino Superior e com o estudo do seu processo de socialização profissional, bem como com a formação pedagógica dos docentes deste nível de ensino. No que se refere ao enquadramento conceptual, os pressupostos teóricos que sustentaram este estudo fundamentaram-se na articulação entre as concepções de formação pedagógica dos docentes do ensino superior numa perspectiva de desenvolvimento profissional e os paradigmas, perspectivas e estratégias de socialização profissional. Abordamos também os objectivos e missão da universidade e as implicações ao nível da aprendizagem dos estudantes de acordo com os princípios e pressupostos inerentes à mudança de paradigma educacional no âmbito da declaração de Bolonha. Trata-se de um estudo sobre as representações e experiências de um grupo de assistentes -- estagiários de uma universidade, em início da carreira, que incide no modo como decorreu o seu processo de socialização profissional, desde a entrada no ensino, o aprender a ser professor, a relação com o contexto de trabalho, as perspectivas sobre formação pedagógica e a relação desta com a qualidade de ensino e as necessidades de cursos de formação. Atendendo aos objectivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semi-estruturada junto de um grupo de 8 assistentes - estagiários que se disponibilizaram para o efeito. A análise das entrevistas foi sujeita a um processo de categorização emergente, embora tendo como base um conjunto de dimensões definidas a priori. Das conclusões do estudo emergem questões relacionadas com a motivação para a docência, embora não haja uma total correspondência entre as expectativas iniciais e a realidade, com a insatisfação relativamente à integração nas funções no Ensino Superior e com a falta de apoio por parte dos colegas. Reconhecem a necessidade de estimular e desenvolver acções de formação que possam ir ao encontro das suas necessidades, no sentido de potenciar o desenvolvimento profissional e a qualidade de ensino, no contexto do ensino superior.
This dissertation focuses upon the entry into Higher Education of a group of junior lecturers and upon their professional socialization process in the first years, as well as upon the pedagogical training at this level of teaching. In terms of the conceptual Framework underpinning this wok, their theoretical assumptions are based on the articulation of conceptions of pedagogical training of faculty staff at Higher Education in a professional development perspective and also on the paradigms, perspectives and strategies of professional socialization into the workplace. The goals and mission of Higher Education institutions are also analysed as a background to the study and their implications for student learning in accordance with the principles and assumptions inherent to the shift of educational paradigm under the so-called Bologna process. It is a study of the beliefs and experiences of a group of junior lecturers in a university, at the beginning of their careers, and it analyses their professional socialization, their entry into teaching, the process of learning to be a teacher, their view of the workplace, their perspectives on pedagogical training and its connection with quality teaching and training needs. Given the goals of this study, a qualitative design was chosen. Data were collected through semi-structured interviews with 8 junior lecturers who volunteered to participate in the study. Data analysis was carried out according to emerging categories, although a number of dimensions were already defined a priori. Findings suggest that there are a number of questions related to the motivation for teaching, although there is not a total match between initial expectations and reality. Data also point to the lack of satisfaction in relation to their integration into their new role in Higher Education and to the lack of support from peers. The participants recognize the need to promote and develop training and professional development opportunities in order to meet their needs in order to enhance their professional growth and the quality of teaching in Higher Education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11509
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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