Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11459

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Sílvia-
dc.contributor.authorCruz, José Fernando A.-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorVasconcelos, Rosa-
dc.date.accessioned2010-12-27T11:51:26Z-
dc.date.available2010-12-27T11:51:26Z-
dc.date.issued2010-07-
dc.identifier.citationSEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, 1, Braga, Portugal, 2010 – “Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”. [Braga : Universidade do Minho, 2010]. ISBN 978-972-8746-87-2. p. 260-270.por
dc.identifier.isbn978-972-8746-87-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11459-
dc.description.abstractA diferenciação individual dos alunos tem sido cada vez mais importante e valorizada, tornando-se paralelamente importante a identificação e compreensão dos aspectos que distinguem os melhores alunos nos seus métodos de trabalho e nas suas características psicológicas. Um dos aspectos que tem merecido particular atenção na psicologia da educação diz respeito à motivação dos alunos face às suas tarefas, representando este um factor importante na compreensão do rendimento académico dos alunos. Nesta comunicação iremos apresentar os resultados preliminares da adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em contexto académico, partindo da versão original desenvolvida por De Bruin, Rikers & Schmidt (2007). A análise factorial da escala adaptada para o contexto académico sugere a composição em dois factores: Mestria/ Aperfeiçoamento e Realização Pessoal. Foram igualmente obtidos níveis bastante aceitáveis de consistência interna nas duas subescalas e na escala total (.72, .70 e .76, respectivamente). Verificam-se, ainda, diferenças estatisticamente significativas a favor do grupo de alunos excelentes na subescala da Realização Pessoal, com o grupo de alunos excelentes a obter níveis mais elevados nesta dimensão motivacional.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAdaptação e validação do questionário de motivação para a prática deliberada em contexto académico: análise em alunos de engenharia com desempenho excelentepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
023.pdfDocumento principal187,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID