Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11459
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Sílvia | - |
dc.contributor.author | Cruz, José Fernando A. | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2010-12-27T11:51:26Z | - |
dc.date.available | 2010-12-27T11:51:26Z | - |
dc.date.issued | 2010-07 | - |
dc.identifier.citation | SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, 1, Braga, Portugal, 2010 – “Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”. [Braga : Universidade do Minho, 2010]. ISBN 978-972-8746-87-2. p. 260-270. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-87-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11459 | - |
dc.description.abstract | A diferenciação individual dos alunos tem sido cada vez mais importante e valorizada, tornando-se paralelamente importante a identificação e compreensão dos aspectos que distinguem os melhores alunos nos seus métodos de trabalho e nas suas características psicológicas. Um dos aspectos que tem merecido particular atenção na psicologia da educação diz respeito à motivação dos alunos face às suas tarefas, representando este um factor importante na compreensão do rendimento académico dos alunos. Nesta comunicação iremos apresentar os resultados preliminares da adaptação e validação do Questionário de Motivação para a Prática Deliberada em contexto académico, partindo da versão original desenvolvida por De Bruin, Rikers & Schmidt (2007). A análise factorial da escala adaptada para o contexto académico sugere a composição em dois factores: Mestria/ Aperfeiçoamento e Realização Pessoal. Foram igualmente obtidos níveis bastante aceitáveis de consistência interna nas duas subescalas e na escala total (.72, .70 e .76, respectivamente). Verificam-se, ainda, diferenças estatisticamente significativas a favor do grupo de alunos excelentes na subescala da Realização Pessoal, com o grupo de alunos excelentes a obter níveis mais elevados nesta dimensão motivacional. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Adaptação e validação do questionário de motivação para a prática deliberada em contexto académico: análise em alunos de engenharia com desempenho excelente | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
023.pdf | Documento principal | 187,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |