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https://hdl.handle.net/1822/11407
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Antunes, Ana Maria Pereira | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.date.accessioned | 2010-12-23T14:31:29Z | - |
dc.date.available | 2010-12-23T14:31:29Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, 1, Braga, Portugal, 2010 - “Contributos da psicologia em contextos educativos : actas”. Braga : Universidade do Minho, 2010. ISBN 978-972-8746-87-2. p. 365-376. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-87-2 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11407 | - |
dc.description.abstract | A identificação dos alunos sobredotados e talentosos implica a ponderação e a adopção de critérios e procedimentos de avaliação que permitam caracterizar com validade os alunos sinalizados. Nesse sentido, a necessidade de contemplar várias fontes de informação pressupõe uma certa complexidade no processo de identificação, sendo que o recurso a uma identificação multi-referencial permite o alargamento do número de alunos que poderá beneficiar de medidas educativas. O principal objectivo desta comunicação é analisar e reflectir sobre os critérios utilizados para a sinalização e a avaliação de alunos com altas habilidades. Procuramos comparar os desempenhos ao nível do raciocínio cognitivo (BPR-5/6 e BPR-7/9) e académico (classificações escolares) de um grupo de alunos identificado com altas habilidades, quando frequentavam o 2º ciclo (5º e 6º ano) [conjugando critérios de avaliação ao nível da criatividade (TPCT), da cognição (BPR-5/6), da inteligência geral (TIG-1) e do rendimento académico (notas escolares)], com os seus desempenhos em anos lectivos posteriores, quando frequentam o 3º ciclo (8º e 9ºano). Além disso, consideramos nesta análise a percepção dos Directores de Turma ao nível da sinalização dos alunos (BISAST-NP e IDT). Genericamente, os resultados sugerem que nem todos os alunos identificados apresentam um elevado rendimento académico nos anos escolares posteriores e que os professores revelam alguma dificuldade na sinalização de alunos com altas habilidades, sendo os resultados dessa sinalização discrepantes face aos resultados nas provas psicológicas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Alunos com altas habilidades : valor preditivo dos critérios de identificação | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |