Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11205

TítuloSaúde e rendimento académico nos estudantes da Universidade do Minho: percepção de áreas problemáticas
Autor(es)Elias, Ana
Azevedo, Vanessa
Maia, Ângela
Palavras-chaveEstudantes
Saúde
Data2009
CitaçãoCONGRESSO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA, 4, Porto, Portugal, 2009 – “Congresso Saúde e Qualidade de Vida”. [Porto : Escola Superior de Enfermagem, 2009]. p. 292-302.
Resumo(s)O principal objectivo deste estudo consistiu na identificação/caracterização das principais preocupações/áreas de saúde percepcionadas pelos estudantes da Universidade do Minho como interferindo na sua adaptação e rendimento escolar. Este estudo foi realizado com 139 participantes, estudantes universitários das Licenciaturas em Medicina, Educação e Engenharia, a frequentar o segundo, o quarto e o quinto anos. Foi utilizado o inquérito “Estilos de Vida, Saúde/Doença, Bem‐Estar e Qualidade de Vida” (Elias, Azevedo & Maia, 2008), formado por vinte e três itens que cobrem dimensões como o stress, dores de cabeça, dificuldades com o sono e a alimentação, doença crónica, entre outros. Após a recolha, os dados foram analisados recorrendo ao programa estatístico SPSS 14.0 for Windows. Os resultados evidenciam que as áreas nas quais os estudantes sentem mais dificuldades são o stress e a ansiedade (associadas à gestão do tempo e a apresentações em público) e as dores de cabeça. Os participantes revelaram ainda dificuldades ao nível da gestão da alimentação, do padrão de sono e da adopção e manutenção de estilos de vida saudáveis. Em contraponto, o consumo de substâncias, a sexualidade e a doença crónica não são áreas percepcionadas como problemáticas. Estes resultados indicam importantes pistas de acção e intervenção no contexto universitário que suportam a pertinência de oferecer serviços de apoio psicológico e desenvolver actividades com vista à promoção da saúde, numa perspectiva preventiva, com o objectivo de responder às necessidades manifestadas pelos estudantes e assim contribuir para o sucesso da sua integração e realização académica.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11205
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo saúde e rendimento académico em estudantes da univ Minho.pdfartigo saúde e rendimento académico em estudantes da universidade do minho84,76 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID