Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11188

TítuloProcessos e práticas de inclusão educativa: do currículo comum ao currículo diferenciado
Autor(es)Barata, Clarinda Luísa Ferreira
Orientador(es)Morgado, José Carlos
Ferreira, José Brites
Data19-Nov-2010
Resumo(s)Este trabalho de investigação surge num momento em que questões como saberes básicos, a inclusão educativa e a diferenciação curricular têm tido visibilidade crescente, nomeadamente, no ensino básico. É imprescindível atender à diversidade, uma realidade cada vez mais comum no interior das salas de aulas, considerando-a não como um obstáculo mas como uma fonte enriquecedora do processo educativo, bem como à inclusão, matéria de particular relevância no nosso sistema educativo, uma vez que a partir delas se pode idealizar a educação como uma via propícia para concretizar princípios de equidade. Neste sentido, importa perceber se os professores estão a conseguir uma efectiva flexibilização e diferenciação curriculares nas escolas ou se, pelo contrário, continuam entrincheirados entre rotinas securizantes, adiando a possibilidade de edificar uma verdadeira escola inclusiva. Partindo desta problemática, este projecto de investigação norteou-se pelos seguintes objectivos gerais: conhecer as percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico relativamente a inclusão, práticas inclusivas e escola inclusiva; compreender o impacto das políticas educativas e curriculares em termos de práticas inclusivas; identificar de que formas os professores (re)contextualizam o currículo prescrito a nível oficial; verificar de que modo os professores fazem a gestão da diversidade no interior da sala de aulas; verificar se recorrem, ou não, a estratégias e métodos de diferenciação curricular; avaliar a importância que os professores atribuem à formação contínua como motor de mudança e melhoria das práticas curriculares. Para o efeito, recorremos a uma metodologia de investigação de tipo misto, que incluiu a aplicação de um questionário aos docentes do 1.º Ciclo que frequentavam acções de formação contínua na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e, posteriormente, a realização de entrevistas, a análise documental e a observação de aulas em duas situações específicas, configurando dois estudos de caso. Como principais conclusões podemos destacar que os dados confirmam e reforçam: (i) a ideia de que as questões curriculares são múltiplas, complexas e colocam-se a diferentes níveis, ou seja, desde o contexto em que o currículo é prescrito até ao contexto em que ele é efectivamente concretizado; (ii) a recontextualização do currículo constitui um importante desafio tanto ao nível das estruturas como dos instrumentos de gestão curricular das escolas; (iii) em tempos de heterogeneidade, diferença e diversidade, a formação contínua tem estado pouco atenta a estes aspectos; e (iv) que os professores estão, ainda que timidamente, a dar passos no sentido de - vii - construírem uma escola mais inclusiva, com recurso a pedagogias divergentes, procurando fazer da escola portuguesa um espaço de inclusão educativa, aberto à diferenciação curricular
The scope of this research is connected to basic knowledge, educational inclusion and the curriculum differentiation which have gained visibility especially in the Portuguese educational basic level. It is absolutely necessary to take into account the diversity, not as an obstacle but as a rich resource towards the educational process. The inclusion shall be seen as a relevant issue for the Portuguese educational system to prove that education is the right way to achieve equity principles. It is relevant to understand if teachers are able to make a real flexibility and a correct curriculum differentiation in their schools or on the opposite are still attached to traditional routines, postponing the possibility to build a real inclusive school. This research had the following general aims: To identify the teachers’ perceptions from the 1st cycle from the basic level’s concerning inclusion, inclusive best practices and inclusive school; to understand the educational and curriculum policies’ impact considering the inclusive best practices; to identify the way teachers adapt the defined official curriculum; to verify how teachers manage with the diversity within the classroom; to verify if they are supported or not on strategies and curriculum differentiation methodologies; to evaluate the importance teachers give to lifelong learning in order to be able to change and improve practices. In this research we adopted a mixing methodology which includes first the questionnaires for the teachers of the 1st The main conclusions allow to confirm and reinforce the obtained data that: (i) the idea that curriculum questions are multiple and very complex and are put up at different level, since the moment the curriculum is established till the moment it is performed. (ii) the reestablishment of the curriculum is an important challenge both at structural level and curriculum schools management tools: (iii) concerning heterogeneous, differences and diversity, continuous training actions for teachers has been concentrated into others aspects and finally (iv) the teachers though tentatively are giving the first steps to reach the inclusive education, supporting on divergent pedagogical methodologies, aiming at the construction of a Portuguese school, as an educational inclusive school opened to curriculum differentiation. cycle who were attending a continuous training action in the Higher School for Education of the Polytechnic Institute of Leiria, second interviews, and then documentary analysis and finally the observation of two studies cases.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese doutoramento em Ciências da Educação (área especialidade em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11188
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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