Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11182
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Tânia | - |
dc.contributor.author | Anastácio, Zélia | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2010-12-06T18:06:30Z | - |
dc.date.available | 2010-12-06T18:06:30Z | - |
dc.date.issued | 2010-12 | - |
dc.identifier.citation | BRANCO, H. P. L. [et al.], eds. – “Educação para a Saúde, Cidadania e Desenvolvimento Sustentado : actas do 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde e do 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, Covilhã 2010” [CD-ROM]. Covilhã : Universidade da Beira Interior, 2010. ISBN 978-989-96996-0-1. p. 374-391. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-96996-0-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11182 | - |
dc.description.abstract | Este estudo de carácter descritivo, com abordagem metodológica mista, tem como objectivo verificar a associação entre a gravidez precoce e o uso de informação sobre sexualidade fornecida pela escola e pela família. Estudou-se uma amostra de 30 jovens grávidas em contexto institucional e um grupo de 60 professores de uma escola do norte do país. Utilizou-se um questionário para as adolescentes grávidas e outro para os professores. Complementarmente realizaram-se entrevistas semi-estruturadas a sete jovens. Pelos dados obtidos da Escala do Ambiente Familiar, as grávidas adolescentes de idade superior a 18 anos, comparativamente às mais jovens, revelam maior valor de coerência em todos os itens: coesão, expressividade, conflito, independência, organização e controlo familiar. Aquele grupo etário manifesta que a gravidez precoce terá ocorrido num momento errado para ter um bebé, pela falta de condições económicas e sociais. Revela também sentimentos de preocupação em relação ao bebé como consequência da falta de bem-estar físico e psicológico da mãe adolescente. Os resultados dos professores sugerem que a escola estará preparada para responder a esta temática, verificando-se diferenças a nível de género, área de docência, ciclo e tempo de docência. A associação entre as percepções dos professores e as das adolescentes sobre a educação sexual em meio escolar, revela diferenças significativas. Este estudo sugere que: família estruturada será sinónimo de menor incidência de gravidez na adolescência; maior conhecimento acerca da sexualidade contribuirá para mais elevada idade na primeira gravidez; e escola com formação adequada contribuirá para reduzir a taxa de gravidez adolescente. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Centre on Childhood Professionals' Development (CIPEC) - unidade de investigação 644 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior (UBI) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Adolescência | por |
dc.subject | Gravidez | por |
dc.subject | Educação sexual | por |
dc.subject | Família | por |
dc.title | Convergência e divergência na percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCILM - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CNES_Adolescentes-gravidas.pdf | Artigo | 7,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |