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TítuloEstudar, é preciso?...: percursos e práticas de construção do sucesso escolar no quotidiano de jovens na escola pública
Autor(es)Santos, Joaquim António Almeida Martins dos
Orientador(es)Palhares, José Augusto
Data17-Dez-2009
Resumo(s)O insucesso escolar tem sido objecto de uma grande parte da investigação desenvolvida em Educação. O que pretendemos fazer com o nosso trabalho foi olhar para o fenómeno de todo um outro ponto de vista. Quisemos estudar o sucesso escolar. Aquele que amputa e coarcta, em vez de criar e construir. Aquele que vai sendo cada vez mais aceite como não correspondendo a um autêntico sucesso educativo. Quisemos perceber de que forma as linhas mestras do que ficou conhecido por “Estratégia de Lisboa”, através da qual se pretende transformar a Europa, até 2010, «na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo», influenciam as políticas educativas dos vários Estados-Membros e as condicionam em função desse pressuposto estratégico básico. Intentámos um bosquejo sobre o currículo e as mais-valias de que ele se poderia revestir numa escola mais cultural e menos produtivista, onde a Educação não assumisse contornos de negócio de venda de bens futuros, tornada mercadoria. Uma escola que, a não ser tentada, manieta o próprio âmago da sua existência: a criação do Homo pontifex, um Homem que lança pontes. O Homem em toda a sua humanidade. Passámos pelo plano da produção do texto jurídico-legal e analisámos as propostas de ordem normativa que presidem aos processos de avaliação. No contexto da prática, quisemos sentir o pulsar de dois dos actores principais do processo ensino-aprendizagem: alunos e professores. O fenómeno não é recente e vai-se sentindo de forma crescente uma obsessão pelo sucesso escolar. Portugal está na corrida para 2010. A prioridade não é a qualidade que deveria estar subjacente ao acto de ensinar e de aprender. Analisámos uma Escola Secundária com 3º Ciclo. Ouvimos docentes e discentes, lemos, analisámos actas e pautas. E chegámos a conclusões: a escola precisa de continuar a mudar. O seu futuro será o da verdade, o da alêtheia, com o da liberdade, o da paideia, ou não será…
A great deal of research has been done into failure at school. This work sets out to look at the phenomenon from a completely different point of view. It examines success at school. The sort that cuts off and restrains rather than the sort that creates and constructs. Something that is becoming increasingly accepted as not corresponding to true educational success at school. The objective is to see how the framework of what has become known as the Lisbon strategy, which is supposed to transform Europe “into an economy based on the most dynamic and competitive knowledge in the world” by 2010, has been influencing the education policies of the various Member States and affected them according to that basic strategic presumption. I wrote some lines about the curriculum and for a more cultural and less productivist school, showing the benefits it could embody, where education would look less like a business proposition for selling future assets, as though it were a commodity. This school should be created, otherwise the very raison d’être of a school’s existence is fettered: the creation of Homo pontifex, a Person who builds bridges. A Person in all his or her humanity. The legal aspect is reviewed and the normative proposals governing assessment processes are analysed. In the context of practices, the pulse of two of the leading players in the teaching-learning process is felt: pupil and teacher. This is not a new phenomenon and a growing obsession with educational achievement is increasingly being noticed. Portugal is in the race to 2010. The priority is not the quality that should be underpinning teaching and learning. A secondary school with 3rd cycle pupils is studied. The voices of teachers and learners are heard, and official reports and examination results are read. And conclusions are drawn: the school must keep on changing. Its future should be truth, aletheia, with freedom, paideia, or there won’t be one…
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11142
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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