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TítuloA educação sexual na escola pública portuguesa : um olhar a partir da experiência de alunos do 10.º ano
Autor(es)Vieira, Olívia do Céu Barbosa Fernandes
Orientador(es)Gomes, Carlos Alberto
Data27-Out-2009
Resumo(s)Este trabalho consiste num estudo desenvolvido numa escola secundária portuguesa e teve como temática central a análise das experiências, perspectivas e discursos de um grupo de alunos do 10.º ano de escolaridade a propósito da sua experiência lectiva sobre a educação sexual. Assim, o principal objectivo prendeu-se com a compreensão e interpretação das aspirações e das necessidades que estes alunos sentem relativamente a esta temática. A presente dissertação, faz uma abordagem da evolução das orientações educativas oficiais referentes a esta matéria em Portugal, e de reflexões relacionadas com o tema do estudo, destacandose as questões relacionadas com a adolescência, sexualidade na adolescência e a educação sexual. Assim, as principais questões do estudo consistiram em avaliar se para os jovens inquiridos faz sentido abordar a educação sexual na escola pública portuguesa; verificar se existe alguma correspondência entre as orientações do Ministério da Educação relativamente à educação sexual e aos problemas evidenciados pelos jovens; apurar o que pensam os jovens inquiridos sobre a implementação curricular da educação sexual na escola pública portuguesa; e qual a experiência lectiva que estes jovens tiveram nesta matéria, ao longo do seu percurso escolar. Participaram no estudo 91 alunos do 10.º ano de escolaridade de uma escola secundária pública portuguesa. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário. Os resultados obtidos nesta investigação revelaram uma elevada concordância, por parte dos alunos, sobre a necessidade de na escola pública portuguesa se tratar com profundidade a educação sexual, entendendo-a como essencial para a sua formação, construção de identidade, bem como uma mais-valia para a solução de futuros problemas que possam surgir nesta matéria. Estes resultados revelaram ainda que os alunos, consideram globalmente positiva, toda a experiência lectiva tida ao longo do seu percurso escolar. Contudo, constatamos que os alunos (inquiridos) reivindicam uma disciplina para abordar a temática da educação sexual na escola. No que concerne à educação sexual, apuramos ainda que a resposta, que é proposta pela tutela (Ministério de Educação) nomeadamente nos conteúdos e temas a abordar em educação sexual, está de acordo com os problemas evidenciados pelos jovens inquiridos.
This written work consists of a study developed in a Portuguese high school and has the experience, points of view and statement analysis of a group of 10th grade students, concerning the term program on sexual education, as its central focus. Thus, the main goal of this work was to understand and interpret the real aspirations and needs the students experience concerning this subject. The present dissertation elaborates an approach on the evolution of the official educational guidelines on this subject in Portuguese schools, and other reflections on the subject, pointing out the issues related with adolescence, adolescent sexuality and sexual education. Therefore, the main questions of this study were due to assess the young students about the relevance of sexual education in Portuguese public school system; verify if a connection between the guidelines of the Portuguese Ministry of Education, concerning the sexual education, and the problems pointed out by the students does exist; understand the opinion of the students on what relates to the implementation of sexual education in Portuguese public schools, and assess their real academic year experience on this subject. The study had 91 10th grade students as sample, from a Portuguese public school. Data has been assembled through a questionnaire. The results of this investigation indicate the strong sense of agreement the students have according to the need of a thorough program of sexual education in Portuguese public schools, the great importance it has on personality formation, identity construction and how it is a valuable asset for the resolution of future issues concerning this subject. These results show furthermore that the students consider their academic experience globally positive. However, we noticed that students feel the need of a subject dedicated to sexual education at school. Concerning sexual education, we noticed as well that the response proposed by the Portuguese Ministry of Education, on the contents and themes that should be addressed at the sexual education subject, coincide with the problems showed by the students who participated in this study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11138
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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