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TítuloAspectos da pragmática da comunicação em crianças com Síndrome de Asperger
Autor(es)Fontes, Rosa Maria da Silva Fernandes
Orientador(es)Lopes, João A.
Palavras-chaveCrianças com Síndroma de Asperger
Crianças “normais”
Perfil
Pragmática
Comunicação
Children with Asperger's Syndrome
“Normal” children
Profile
Pragmatics
Communication
Data25-Set-2009
Resumo(s)Neste trabalho pretende-se verificar as diferenças entre crianças diagnosticadas com Síndrome de Asperger e crianças “normais” (que não apresentam aparentemente qualquer tipo de perturbação), no que concerne ao perfil pragmático da comunicação em diversos contextos. O estudo envolve 100 crianças (50 crianças com Síndrome de Asperger e 50 crianças “normais”) dos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos de idade. Deste estudo verificou-se que as crianças com Síndrome de Asperger evidenciam um défice bidireccional na função comunicativa, quando comparados com sujeitos normais: quando se trata de invocar a atenção dos adultos e crianças, comunicar as próprias emoções e necessidades, assim como nos pedidos de ajuda, pois fornecem explicações pouco claras e insuficientes. Pelos resultados obtidos infere-se que é extremamente difícil envolver as crianças com SA em experiências com carácter de “partilha”, especialmente quando se trata de participar em jogos ou simplesmente conversas com outras crianças. O aconchego do lar é o local eleito para maior expansão comunicativa, o mesmo não se verifica com as crianças “normais”. Os SA apresentam um perfil pragmático e comunicativo muito diferente das crianças “normais” - estas comunicam e interagem com os outros adultos e crianças dentro do paradigma comunicacional vigente, as crianças com Síndrome de Asperger apresentam um perfil pragmático muito peculiar podendo falar-se de um padrão “normal” para os SA
On this thesis we intend to show the differences between children diagnosed with Asperger's Syndrome and “normal” children (who do not have any apparent perturbations) on the subject of the communication's pragmatic profile over different environments. The study includes 100 children (50 children with diagnosed AS and 50 “normal” children) from the regions of Braga, Porto, Aveiro, Coimbra and Lisbon, aged between six and ten. From this study we conclude that children with AS clearly show a bidirectional deficit in communication: when it comes to attracting a child or an adult's attention, expressing his or her own emotions and needs, as well as with requests for assistance, for they offer insufficient or unclear explanation. From the observed results we can infer that it is extremely difficult to engage AS children in experiments with an emphasis on "sharing", particularly when it involves playing games or speaking with other children. The confort of home is the preferred setting for the best communicative results, a trend which is not seen in the control group. The AS children exhibit a pragmatics and communication profile quite distinct from “normal” children – the latter communicate and interact with adults and other children within the standing communication paradigms, whereas the AS children present a very peculiar pragmatic profile such that one can think of a “standard” of their own.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Formação Psicológica de Professores)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11114
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

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