Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/11049

TitleO lugar e o não lugar da Expressão Plástica/Artes Plásticas nos projectos curriculares e nas acções dos educadores de infância
Author(s)Oliveira, Ana Isabel Gameiro
Advisor(s)Ribeiro, Deolinda
KeywordsEducação e cuidados para a infância
Expressão Plástica
Artes Plásticas
Transversalidade e articulação de saberes no processo de ensino e aprendizagem.
Early Childhood Education
Visual Arts
Personal and Social Formation
Pedagogical intentionality
Knowledge Transversality and articulation in the teaching and learning process.
Issue date19-Oct-2009
Abstract(s)O estudo de caso desenvolvido de natureza qualitativa e interpretativa, situa-se no contexto da Educação Pré-Escolar e pretendeu estudar, no terreno da própria prática, O Lugar e o Não Lugar da Expressão Plástica / Artes Plásticas nos Projectos Curriculares e nas acções dos Educadores de Infância. Pretendeu-se assim, compreender a intencionalidade educativa das acções dos profissionais de Educação de Infância no domínio da Expressão Plástica / Artes Plásticas em articulação com a Formação Pessoal e Social da criança, de forma a encontrar uma explicação inteligível para a compreensão do valor atribuído a esta dimensão curricular neste nível de educação. A recolha dos dados empíricos ocorreu em três salas da valência da Educação Pré- Escolar numa instituição de Cuidados e Educação para a Infância privada de solidariedade social, no Porto, tutelada pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Decorrente da análise e interpretação dos dados recolhidos através da observação naturalista directa e indirecta, em contexto da acção das educadoras de infância e da consulta dos Projectos Curriculares de sala, pode aferir-se da relevância: da natureza da formação inicial e continuada no domínio da Expressão Plástica / Artes Plásticas; de uma atitude activa na procura de formação contínua; do estabelecimento de relações colaborativas com a comunidade; da actualidade e consistência dos pressupostos teóricos fundamentadores e orientadores das práticas das educadoras; do conhecimento da especificidade educacional e artística da Expressão Plástica / Artes Plásticas; da valorização de diferentes géneros e manifestações culturais e artísticas na criação de oportunidades de aprendizagem; e da qualidade e natureza dos espaços, dos materiais, da interacção pedagógica e das propostas lúdico-pedagógicas. Neste sentido, o que acreditamos poder ser verdadeiramente designado Expressão Plástica / Artes Plásticas em contexto da Educação Pré-Escolar são práticas educativas intencionais e integradas de qualidade que assumam relevância para o desenvolvimento individual, da comunidade e da sociedade em geral. Com este intuito é fundamental continuar a investigar e a incentivar o desenvolvimento de acções facilitadoras da valorização e reconhecimento deste domínio do Saber.
This qualitative and interpretative study occurred in the early childhood education context and pretended to study, on the field, the pedagogical intentionality of childhood educators practices and curricular projects in what concerns the articulation between the Visual Arts and the Personal and Social Formation. The main objective of this research was to find an intelligible explanation to the comprehension of the value that childhood educators attribute to this curricular area. The study tried to study the Visual Arts’ place and not place on the curricular projects and practices of childhood teachers. The interest was focused on the identification of the factors that influence the existence or not of the pedagogical intentionality of the Visual Arts in articulation with the children personal and social formation. The study tried also to understand how professionals mobilize the theory that supports the relevance of the visual Arts in Childhood Education. The methodology was configured in a case study and the data collection occurred in three kindergarten classrooms of an institution of the Social Solidarity and Work Ministry guardianship. The analysis and interpretation of the gathered data – by a direct and indirect naturalistic observation and the consult of the curricular projects – conducted envisaging the comprehension about the relevance of: the nature of initial and continuous formation; the childhood educators active attitude on searching continuous formation; the establishment of collaborative relations with the community; the actuality and consistency of the theory that supports the childhood educators practice; the knowledge about the educational and artistic specificity of Visual Arts; the valuation of different kinds of genders and cultural and artistic demonstrations on the creation of learning opportunities; and the quality and nature of spaces, materials, pedagogical interaction and play and pedagogical proposals. We believe that what can be truly designated Visual Arts in Childhood Education are intentional, integrated and quality educative practices that assume relevance to the individual, community and society development. As main implications of the study we consider that’s essential and urgent to continue to investigate and to incentive Visual Arts quality pedagogical practices. These strategies contribute to the valuation and acknowledgment of this knowledge domain in children development and education, and therefore to the teaching and learning process enrichment.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Comunicação Artística e Expressão Plástica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11049
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DEAEF - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf933,25 kBAdobe PDFView/Open
Anexos Tipo B.zip9,58 MBUnknownView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID