Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11036
Título: | Jogos e brincadeiras: as perspectivas das crianças |
Autor(es): | Marques, Maria de Fátima Barros |
Orientador(es): | Formosinho, Júlia |
Data: | 29-Dez-2009 |
Resumo(s): | O presente estudo surge no âmbito da necessidade de se compreender como as
crianças percepcionam as finalidades e objectivos educacionais, bem como o ambiente
físico dos seus contextos de educação e as experiências de aprendizagem que aí se
realizam.
Parte-se, assim, do pressuposto avançado por vários autores, em projectos de
investigação, de que as crianças são detentoras de competência, capazes de compreender,
reflectir, analisar e dar respostas válidas sobre aspectos que elas têm oportunidade de
vivenciar.
Porque se acredita que a criança é dotada de capacidades que a tornam capaz de
participar activamente nos vários domínios de acção, e de pensar e expressar o seu
pensamento sobre o quotidiano educativo, o presente trabalho tem por objectivo descobrir,
através do discurso das crianças de dois contextos diferenciados, sendo um, um contexto
de educação pré-escolar e outro, um contexto do primeiro ciclo, se o jogo e a brincadeira
são incluídos no processo de aprendizagem das crianças e perceber ainda como estas
analisam a opção pedagógica utilizada pelos adultos. Os resultados obtidos, a partir dos discursos das crianças nas entrevistas efectuadas,
permitem chegar à conclusão de que as crianças compreendem o jogo e a brincadeira como
actividades que lhes conferem prazer, satisfação, e, portanto, desencadeiam nelas uma
grande necessidade de realização porque são estimulantes, desafiantes e dão sentido às
suas escolhas.
Também, através da análise reflectida da criança, é possível fazer-se uma
comparação entre os dois contextos estudados ao nível das opções metodológicas
adoptadas.
Pode-se depreender, a partir das informações dadas pelas crianças, que as suas
opiniões são sensíveis aos contextos em que vivem e aos quais se referem e são articulados
de forma clara. The purpose of this study is to understand how children are perceptive in what concerns the goals and educational objectives, the physical environment of their educational contexts and the learning experiences which occur in this same context. Therefore, we can consider through several authors’ investigational projects that children have abilities, they can understand, reflect, analyse and give valid answers about aspects of their daily lives and living experiences. As it is believed that a child has abilities that allow her/him to participate actively in several areas of action and to think and express its thoughts about educational daily, this work’s goal is to find out, through the analysis of children’ speech in two different contexts, the pre-schooling and the elementary school, if games and fun are included in the process of learning and understanding how children analyse adults’ pedagogical option. After analyzing the interviews and children’s speeches, we can conclude that children understand play and fun as activities that offer them pleasure, satisfaction, so, there are a great need of realization because they are stimulating, defiant and make their choices meaningful. This analysis is reflected from the child, it is possible to compare the two studied contexts at the level of the methodological options adopted. From the information given by children, we can conclude that their opinions are sensitive to the contexts where they live, which they refer to and are clearly articulated. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Educação Multicultural e Envolvimento Parental) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11036 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf Acesso restrito! | 771,3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |