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https://hdl.handle.net/1822/11032
Título: | Apoio social e intervenção precoce: estudo exploratório de um programa no concelho de Paredes |
Autor(es): | Pereira, Olinda Marta Pinto |
Orientador(es): | Serrano, Ana Maria |
Data: | 18-Dez-2009 |
Resumo(s): | O desenvolvimento humano assenta nas múltiplas transacções que o indivíduo
estabelece com o seu ambiente e nas determinantes influências (directas ou
indirectas), que este exerce sobre ele e que ocorrem em diferentes níveis, dos
mais próximos aos mais distantes. Porém, o contexto mais determinante para o
desenvolvimento, pela qualidade e quantidade de relações que veicula é sem
dúvida o sistema familiar. No entanto, pelas mais variadas razões, a família
nem sempre é susceptível de cumprir a sua função de potenciadora do
desenvolvimento da criança. Este envolvimento familiar de risco, inclui não só
factores e experiências que ameaçam o desenvolvimento como também é
desprovido de oportunidades para esse desenvolvimento que se traduzem na
ausência de relações adequadas do ponto de vista material, emocional e
social.
Por conseguinte, a intervenção precoce foca-se no sistema familiar e tem
como objectivo a melhoria das condições sócio-emocionais da família, no
sentido do fortalecimento das suas competências e recursos de forma a
proporcionar um ambiente adequado ao desenvolvimento da criança.
A abordagem da intervenção precoce a partir do enfoque no apoio social
levará, de acordo com McWilliam e Scott, (2001), a uma alteração do papel dos
profissionais na medida em que, de prestadores de serviços à criança e família,
estes passarão a ver enfatizado o seu papel como fontes de apoio formal. Human development is based on the multiple transactions the individual establishes with his environment and on the determining influences (direct or indirect) it has on him and that take place at different levels, from the nearest to the most distant. Nevertheless, the most crucial context for development, for the quality and quantity of relationships it conveys, is clearly the family system. However, for various reasons, the family not always is able to accomplish its function of potentiating the child development. This risky family involvement includes not only factors and experiences that threaten the development but it is also devoid of opportunities for this development manifested by the lack of appropriate relations from the material, emotional and social point of view. Thus, early intervention focuses itself on the family system and it aims the improvement of the socio-emotional conditions of the family, strengthening its skills and resources in order to provide a suitable environment for the child development. An approach to early intervention from the social support focus, according to McWilliam and Scott (2001), will lead to a change on the professionals’ role, in that, from rendering services to the child and the family, they will see their role being emphasized as sources of formal support. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área especialização em Intervenção Educativa Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11032 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIEC - Dissertações de Mestrado |