Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11003
Título: | Melhorar a fluência da leitura com recurso ao computador pessoal : estudo de caso único de criança com dislexia |
Autor(es): | Araújo, Filipa Andreia Portela |
Orientador(es): | Osório, António José Martins, Ana Paula Loução |
Palavras-chave: | Dificuldades de aprendizagem específicas Dislexia Computador Magalhães Leitura monitorizada e repetida Monitorização da leitura com base no currículo. Specific learning disabilities Dyslexia Magalhães computer Reading monitored and repeated Measurement of reading-based curriculum |
Data: | 22-Dez-2009 |
Resumo(s): | O número de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas constitui cerca de
50% da população escolar das Necessidades Educativas Especiais (Correia, 2008). Actualmente,
a investigação tem mostrado que estes alunos apresentam problemas no processamento da
informação, sendo este a essência do processo de aprendizagem. As Dificuldades de
Aprendizagem Específicas são, por isso, uma desordem neurológica vitalícia, mas aparentemente
invisível, pois os individuos com esta problemática apresentam um Quociente Intelectual médio
ou acima da média. Assim, esta problemática ocorre num contexto educacional adequado com
condições de ensino suficientes e eficientes, exibe um perfil de discrepância entre o potencial de
aprendizagem intelectual na média ou acima da média e o rendimento ou desempenho escolar
abaixo da média (Correia, 2008). O Sistema Educativo Português proclama a favor de uma
igualdade de oportunidades de acesso e sucesso educativos, mas paradoxalmente não reconhece
as Dificuldades de Aprendizagem Específicas como uma problemática das Necessidades
Educativas Especiais, nem lhes atribui existência legal.
Estima-se que 70 a 80% dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
apresentam dislexia (Martins, 2006) que pode ser definida como um problema no processamento
da informação fonológica, o qual se vai reflectir directamente na leitura (Cruz, 1999; Hennigh,
2003). Shaywitz (2006) indica que intervenções eficazes e específicas podem ajudar a superar
alguns dos problemas característicos da dislexia, nomeadamente na leitura, e que podem ser
ampliadas quando desenvolvidas com a ajuda do computador.
A finalidade desta dissertação foi estudar se a utilização do computador Magalhães, aliada
a uma estratégia de leitura monitorizada e repetida, pode contribuir para a melhoria da fluência da
leitura das crianças com dislexia. O trabalho seguiu uma metodologia de Estudo de Caso Único e
a análise dos dados fez-se cruzando diferentes fontes e diferentes instrumentos, nomeadamente
observação, análise de documentos escritos, produções do aluno e nonitorização da leitura do
aluno com base no currículo. Os resultados obtidos mostram que o aluno beneficiou da utilização
do computador Magalhães, aliada à estratégia da leitura oral repetida orientada – melhorou a
fluência da leitura, aumentou a sua motivação para a leitura, tornou-se mais autónomo e eficiente
na realização das actividades escolares. The number of pupils with Specific Learning Disabilities is about 50% of the population of the school's Special Education Needs (Correia, 2008). Currently, research has shown that these students have problems in processing information, which is the essence of the learning process. The Specific Learning Disabilities are, therefore, a lifelong neurological disorder, but apparently invisible, because individuals with this problem have an intellectual quotient average or above average. Thus, this problem occurs in an educational setting with appropriate conditions for sufficient and efficient education, shows a profile of a discrepancy between the potential of intellectual learning in average or above average and academic performance below the average (Correia, 2008). The Portuguese Education proclaims in favor of equal opportunities for educational access and success, but paradoxically does not recognize the Specific Learning Disabilities as an issue of Special Education Needs, or gives them legal status. It is estimated that 70 to 80% of pupils with Specific Learning Disabilities have dyslexia (Martins, 2006) that can be defined as a problem in processing phonological information, which will be reflected directly in the reading (Cruz, 1999; Hennigh, 2003). Shaywitz (2006) indicates that specific and effective interventions can help overcome some of the problems characteristic of dyslexia, particularly in reading, which can be magnified when developed with the help of computer. The purpose of this work was to study the use of the Magalhães computer, combined with a reading strategy monitored and repeated, may contribute to improving the reading fluency of children with dyslexia. The study followed the methodology of single case study and data analysis was done across different sources and different tools, including observation, analysis of written material, production and monitoring of student reading student-based curriculum. The results showed that students benefited from the use of computer Magalhães, together with the strategy of repeated guided oral reading - improved reading fluency, increased their motivation for reading has become more autonomous and efficient in carrying out school activities |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11003 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |