Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10975
Título: | Implicações da prática de videojogos de nova geração na actividade física de crianças |
Outro(s) título(s): | Implications of the new generation videogames’ practice in the children’s |
Autor(es): | Viana, Paulo Sérgio da Silva |
Orientador(es): | Osório, António José Pereira, Beatriz Oliveira |
Palavras-chave: | Dispêndio energético Actividade física Obesidade Videojogos Monitor de frequência cardíaca Escala de Borg Energy expenditure Physical activity Obesity Videogames Heart rate monitor Borg Scale |
Data: | 22-Dez-2009 |
Resumo(s): | Actualmente existe na literatura uma crescente evidência de que a prática de
actividade física regular é benéfica para a saúde. Uma nova geração de
videojogos de tipo activo procura promover uma maior interacção e movimento
durante a sua prática. Consequentemente, os criadores deste tipo de videojogos
afirmam que estes são um útil contributo para a promoção da actividade física nas
crianças.
O presente trabalho consta de dois estudos cujos objectivos foram: no primeiro
estudo, identificar os níveis de actividade física e de dispêndio energético durante
a prática de videojogos de tipo activo (EyeToy); no segundo estudo, identificar os
níveis de actividade física e de dispêndio energético obtidos durante a prática de
aulas de Educação Física.
O primeiro estudo contou com a participação de 22 alunos com uma idade média
de 13,5±0,8, no segundo estudo participaram 56 alunos com uma idade média de
12,6±0,95. A actividade física foi avaliada por um monitor de frequência cardíaca
(polar AXN 500) e, no caso da actividade de videojogos, também pela aplicação
da Escala de Borg de 6-20 pontos.
Os resultados de ambos os estudos indicam a obtenção de níveis de actividade
física (> 6 Mets) e de dispêndio energético (> 6 kcal/m) relevantes. Resultante da
aplicação da escala de Borg, o nível de esforço percebido pelos alunos durante a
actividade de videojogos foi considerado Moderado.
Este estudo permite-nos concluir que tanto a prática de aulas de Educação Física
como também a prática de videojogos de nova geração são um contributo válido
para o aumento da actividade física em crianças. Nowadays, there is growing evidence in literature that Health benefits can be obtained from regular physical activity. A new generation of active videogames tries to produce greater interaction and movement during play. Therefore, videogames creators claim that this kind of active videogames can be a useful addiction to the range of opportunities for physical activity available to children. The present work consists of two studies. The aim of the first study was to identify the levels of physical activity and energy expenditure of pupils when playing new generation active videogames (EyeToy). The aim of the second study was to identify the levels of physical activity and energy expenditure of pupils when playing Physical Education classes. The sample was constituted, in the first study, by 22 students with a medium age of 13,5±0,8, and in the second study by 56 students with a medium age of 12,6±0,95. The physical activity was assessed by heart rate monitor (Polar AXN 500) and, in the case of the videogames activity, also for the application of the 6-20 points Borg scale. In booth studies the results showed relevant levels of physical activity (> 6 Mets) and energy expenditure (> 6 kcal/m). The subjects rated their perceived exertion (RPE) of the effort spent in the videogames activity as somewhat hard. This study allows us to conclude that the practice of the new generation videogames and physical education activities are a valid contribution for the increase of the physical activity in children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10975 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEAEF - Dissertações de Mestrado |