Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10955

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaria, Liliana-
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céu-
dc.contributor.authorSaavedra, Luísa-
dc.date.accessioned2010-10-25T16:09:29Z-
dc.date.available2010-10-25T16:09:29Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citation“Revista Brasileira de Orientação Profissional”. ISSN 1679-3390. 9:2 (2008) 17-30.por
dc.identifier.issn1679-3390por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10955-
dc.description.abstractA investigação da exploração e indecisão de carreira, em momentos de transição escolar, contribui para o desenho das intervenções vocacionais. Neste estudo, analisam-se diferenças individuais naquelas dimensões, a partir da avaliação de 178 estudantes do 9º ano de escolaridade de ambos os sexos (120 alunas, 58 alunos), com uma média de idades de 14 anos, a frequentar escolas do noroeste de Portugal. Os resultados evidenciam diferenças entre alunos e alunas, em desfavor destas, apenas em duas crenças associadas à exploração: a visão sobre o mercado de emprego e a importância relativa atribuída aos objectivos de carreira. Retiram-se implicações práticas dos resultados para o desenho das intervenções vocacionais na adolescência.por
dc.description.abstractThe study of career exploration and indecision in moments of academic transition, contributes to the design of career interventions. In this study, we analyze gender differences, based on the assessment of 178 ninth-grade students (120 girls, 58 boys), with an average age of 14 years, attending schools in the northwest of Portugal. The results showed differences between boys and girls, with girls doing worse than boys in relation to two beliefs about exploration: notions about job market and relative importance attributed to career goals. Practical implications of the results for career intervention design are discussed.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - SFRH/BD/18637/2004-FCTpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherVetor Editorapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExploração de carreirapor
dc.subjectIndecisão de carreirapor
dc.subjectDiferenças individuaispor
dc.subjectCareer explorationpor
dc.subjectCareer indecisionpor
dc.subjectIndividual differencespor
dc.titleExploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuaispor
dc.title.alternativeCareer exploration and decision in an academic transition: individual differenceseng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.number2por
sdum.pagination17-30por
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.volume9por
sdum.journalRevista Brasileira de Orientação Profissionalpor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Revista Brasileira de Orientao Profissional.pdf377,05 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID