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TítuloZonas de transição de vias-férreas. A importância de uma solução geoestrutural
Outro(s) título(s)Transition zones of railways. The importance of a geostrutural solution
Autor(es)Seara, Ivo
Correia, A. Gomes
Palavras-chaveVias-férreas
Zonas de transição
Comboio de alta velocidade
Aterro
Data2008
EditoraSociedade Portuguesa de Geotecnia
CitaçãoCORREIA, A. Gomes ; LEMOS, Luís Leal, ed. lit. – “A geotecnia portuguesa e os desafios da globalização : actas do Congresso Nacional de Geotecnia, 11, Coimbra, Portugal, 2008”. Coimbra : S.P.G., 2008. ISBN 978-989-95740-2-1. p. 245-252.
Resumo(s)Após a realização de uma pesquisa bibliográfica exaustiva a nível internacional, verificou-se que as soluções tradicionais para as zonas de transição de vias-férreas passavam muitas vezes por uma abordagem a nível estrutural ou estritamente geotécnica. Os comportamentos observados para essas soluções revelaram deficiências a longo prazo que conduziram ao desenvolvimento de soluções mais recentes e que actuam simultaneamente a nível estrutural e a nível geotécnico (solução geoestrutural). No presente artigo descrevem-se estas soluções e o seu comportamento com base em observações in situ.
Based on a deep bibliographic study at international level, it was concluded that the conventional solutions for transition zones of railways are or acting strictly at structural or strictly at geotechnical level. The long term behaviors of these solutions are not efficient and consequently new developments emerged. These new developments act simultaneously at structural and geotechnical levels (geostrutural solution). This paper presents covers a broad range of solutions for transition zones and it behavior based in situ measurement.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10904
ISBN978-989-95740-2-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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