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TítuloInfluência do acoplamento rigidez-amortecimento da fundação no desempenho de uma via-férrea de alta velocidade
Outro(s) título(s)Influence of the stiffness-damping coupling of the foundation in the performance of a high-speed train track
Autor(es)Cunha, J. P.
Correia, A. Gomes
Palavras-chaveDeformabilidade
Solos
Carregamentos cíclicos
Vias-férreas
Modelação
Data2008
EditoraSociedade Portuguesa de Geotecnia
CitaçãoCORREIA, A. Gomes ; LEMOS, Luís Leal, ed. lit. – “A geotecnia portuguesa e os desafios da globalização : actas do Congresso Nacional de Geotecnia, 11, Coimbra, Portugal, 2008”. Coimbra : S.P.G., 2008. ISBN 978-989-95740-2-1. p. 177-184.
Resumo(s)É apresentada uma revisão teórica de alguns trabalhos desenvolvidos na definição das características de deformabilidade de solos sujeitos a carregamentos cíclicos e dinâmicos. Em função destas características foram definidas análises paramétricas para o estudo da influência do nível de deformação cíclica do solo de fundação no comportamento de uma via-férrea de alta velocidade sujeita à passagem de um comboio Thalys a 314 km/h. Para o efeito utilizaram-se modelos numéricos em estado plano de deformação. Apresentam-se e discutem-se os resultados obtidos através destas análises. Mostra-se neste trabalho que o conhecimento do nível de deformação imposto nos solos de vias-férreas revela-se importante pois poderá implicar um aumento ou uma diminuição da resposta da via em termos de deslocamentos e de vibrações.
A brief revision of previous works in the definition of deformability characteristics in soils subject to cyclic dynamic loading is presented. Based on the dependency of stiffness and damping of soils with cyclic shear strain, parametric studies were conducted to investigate the influence of the cycling shear strain in the performance of the rail track subject to the passage of a Thalys high speed train at 314 km/h. The modelling was done through the Finite Element Method in plane strain. The results obtained in those analyses are shown and discussed. It is shown in this work the importance of the shear strain level imposed in the rail track sub grade, in the response of the rail track in terms of displacements and vibrations.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10898
ISBN978-989-95740-2-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

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