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dc.contributor.authorMiranda, Tiago F. S.-
dc.contributor.authorCosta, L.-
dc.contributor.authorCorreia, A. Gomes-
dc.contributor.authorSousa, L. R.-
dc.date.accessioned2010-09-22T11:11:18Z-
dc.date.available2010-09-22T11:11:18Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationJORNADAS LUSO ESPANHOLAS DE GEOTECNIA, INFRA-ESTRUTURAS FERROVIÁRIAS, 3, 2009 – “Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia, Infra-Estruturas Ferroviárias”. Madrid : Sociedad Española de Mecánica del Suelo e Ingeniería Geotécnica, 2009. p. 451-460.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10893-
dc.description.abstractNeste trabalho é realizado um estudo para avaliar as principais vantagens e limitações de diferentes tipos de algoritmos de optimização para a identificação de parâmetros geomecânicos em estruturas subterrâneas. O principal objectivo é o de avaliar as suas principais diferenças em termos de robustez e eficiência sob diferentes circunstâncias. Foram testados dois tipos diferentes de algoritmos: i) algoritmos clássicos que usam o gradiente da função objectivo para guiar a procura e ii) um algoritmo inovador, do campo da inteligência artificial, chamado estratégia evolutiva. O primeiro tipo de algoritmo foi acoplado a um modelo 3D de um túnel enquanto que para o último foram utilizadas metodologias analíticas já que era expectável um número bastante mais vasto de cálculos e testes. Os algoritmos foram testados em elasticidade e elasto-plasticidade utilizando o modelo constitutivo de Mohr-Coulomb, Em elasticidade ambos os tipos de algoritmos apresentaram bons desempenhos mas em elasto-plasticidade os algoritmos clássicos revelaram um comportamento inadequado principalmente em termos de robustez, não convergindo em diversas situações. Verificou-se que em muitas situações estas limitações foram ultrapassadas pelo algoritmo inovador o qual apresenta potencial para futuras utilizações.por
dc.description.sponsorshipGobierno de España, Ministerio de Fomento, Ministerio de medio ambiente y medio rural y marino, Centro de estudos y experimentación de obras públicas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAlgoritmos de optimizaçãopor
dc.subjectParâmetros geomecânicospor
dc.subjectInteligência artificalpor
dc.subjectEstruturas subterrâneaspor
dc.subjectModelo 3Dpor
dc.subjectMohr-Coulombpor
dc.titleRetroanálise de parâmetros geomecânicos em obras subterrâneas : comparação do desempenho de algoritmos de optimização clássicos com um algoritmo baseado em inteligência artificialpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais

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Retroanálise de parâmetros geomecânicos em obras subterrâneas.pdfArtigo107,64 kBAdobe PDFVer/Abrir
3.as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia.pdfLivro11,95 MBAdobe PDFVer/Abrir

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