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https://hdl.handle.net/1822/10893
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Miranda, Tiago F. S. | - |
dc.contributor.author | Costa, L. | - |
dc.contributor.author | Correia, A. Gomes | - |
dc.contributor.author | Sousa, L. R. | - |
dc.date.accessioned | 2010-09-22T11:11:18Z | - |
dc.date.available | 2010-09-22T11:11:18Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | JORNADAS LUSO ESPANHOLAS DE GEOTECNIA, INFRA-ESTRUTURAS FERROVIÁRIAS, 3, 2009 – “Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia, Infra-Estruturas Ferroviárias”. Madrid : Sociedad Española de Mecánica del Suelo e Ingeniería Geotécnica, 2009. p. 451-460. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10893 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho é realizado um estudo para avaliar as principais vantagens e limitações de diferentes tipos de algoritmos de optimização para a identificação de parâmetros geomecânicos em estruturas subterrâneas. O principal objectivo é o de avaliar as suas principais diferenças em termos de robustez e eficiência sob diferentes circunstâncias. Foram testados dois tipos diferentes de algoritmos: i) algoritmos clássicos que usam o gradiente da função objectivo para guiar a procura e ii) um algoritmo inovador, do campo da inteligência artificial, chamado estratégia evolutiva. O primeiro tipo de algoritmo foi acoplado a um modelo 3D de um túnel enquanto que para o último foram utilizadas metodologias analíticas já que era expectável um número bastante mais vasto de cálculos e testes. Os algoritmos foram testados em elasticidade e elasto-plasticidade utilizando o modelo constitutivo de Mohr-Coulomb, Em elasticidade ambos os tipos de algoritmos apresentaram bons desempenhos mas em elasto-plasticidade os algoritmos clássicos revelaram um comportamento inadequado principalmente em termos de robustez, não convergindo em diversas situações. Verificou-se que em muitas situações estas limitações foram ultrapassadas pelo algoritmo inovador o qual apresenta potencial para futuras utilizações. | por |
dc.description.sponsorship | Gobierno de España, Ministerio de Fomento, Ministerio de medio ambiente y medio rural y marino, Centro de estudos y experimentación de obras públicas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Algoritmos de optimização | por |
dc.subject | Parâmetros geomecânicos | por |
dc.subject | Inteligência artifical | por |
dc.subject | Estruturas subterrâneas | por |
dc.subject | Modelo 3D | por |
dc.subject | Mohr-Coulomb | por |
dc.title | Retroanálise de parâmetros geomecânicos em obras subterrâneas : comparação do desempenho de algoritmos de optimização clássicos com um algoritmo baseado em inteligência artificial | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | C-TAC - Comunicações a Conferências Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Retroanálise de parâmetros geomecânicos em obras subterrâneas.pdf | Artigo | 107,64 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
3.as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia.pdf | Livro | 11,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |