Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/10779

TítuloBetão auto-compactável metodologia de composição
Autor(es)Oliveira, Elsa Maria Bixirão Neto
Orientador(es)Jalali, Said
Cachim, Paulo Barreto
Data28-Dez-2009
Resumo(s)O betão auto-compactável tem como principal vantagem a garantia da durabilidade das estruturas de betão independentemente da qualidade do trabalho na construção. Contudo, apesar desta actual e forte motivação, continua a não ser aplicado de forma generalizada. Este estudo pretende contribuir para a definição de um método racional de composição em volume do betão auto-compactável, tornando mais acessível a sua produção. Analisaram-se as características e as proporções dos materiais em diferentes composições de betão auto-compactável, existentes na bibliografia, contemplando estudos nacionais e internacionais, tendo-se traduzido os materiais constituintes, as suas proporções em volume nas diversas composições, e as suas propriedades, em termos estatísticos. Compararam-se os valores obtidos para as fracções em volume dos materiais constituintes, e das fracções pó, pasta, agregados grossos e finos, e água e ligante, e definiu-se uma metodologia para a composição em volume de betão autocompactável. O processo foi desenvolvido e aferido em laboratório, e a composição obtida executada numa unidade industrial de pré-fabricação. Os materiais constituintes foram seleccionados de forma criteriosa, nomeadamente quanto às características dos agregados, e foi dada relevância ao volume e à composição da pasta, conforme recomendações divulgadas em diversos trabalhos de investigação. A auto-compactibilidade foi avaliada através das propriedades do betão fresco, fluidez e resistência à segregação, aferidas por inspecção visual e com os testes Slump-flow, T500 e L-box, e determinada a sua resistência à compressão aos 3, 7, 14 e 28 dias comparando valores para diferentes condições de cura do betão. Este estudo poderá contribuir para uma maior aplicação do betão auto-compactável na construção, quer em construções novas quer na reabilitação e reparação de construções existentes, melhorar a qualidade da construção e os processos associados, com benefícios económicos e ambientais.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Civil (área de especialização em Gestão Física e Tecnologia da Construção)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/10779
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEC-GTC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado Elsa Neto Oliveira.pdf1,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis