Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10759

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFidalgo, Joaquim-
dc.contributor.authorDias, Catarina Sofia Antunes-
dc.date.accessioned2010-08-17T13:54:14Z-
dc.date.available2010-08-17T13:54:14Z-
dc.date.issued2009-07-08-
dc.date.submitted2009-06-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10759-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)por
dc.description.abstractO objectivo central desta investigação é tentar compreender a importância do enquadramento (“framing”) na construção das notícias e, por essa via, da realidade. Pretende-se, ainda, perceber de que forma a ideologia profissional do grupo jornalístico influencia na direcção e no tratamento dado ao texto. Um segundo objectivo consiste em demonstrar a relevância do framing como instrumento imprescindível na execução do trabalho dos jornalistas, constituindo-se também como um apoio cognitivo substancial para os cidadãos que, muitas vezes, formam juízos e opiniões a partir do discurso noticioso. É importante ressaltar que o interesse por esta temática decorre da minha experiência de estágio, realizado na revista semanal VISÃO, que suscitou também o estudo aprofundado de determinados conceitos, nomeadamente as rotinas profissionais, constrangimentos organizacionais, fontes de informação, sigilo profissional e gatekeeping. A apresentação destas noções, assim como as suas implicações no dia-adia do meu estágio constarão na primeira parte deste trabalho. O estudo pormenorizado do framing nos conteúdos mediáticos sobre política é apresentado na segunda parte. A finalidade é, então, verificar que tipos de enquadramentos foram utilizados na cobertura noticiosa das últimas eleições presidenciais americanas, tentando ver se existe, de facto, alguma tendência na forma como os profissionais dos media escrevem acerca das campanhas, dos políticos e da política.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectframingpor
dc.subjectdiscurso jornalísticopor
dc.subjectideologiapor
dc.subjectpolíticapor
dc.subjectrotinas profissionaispor
dc.subjectgatekeepingpor
dc.titleOs frames no discurso jornalístico das eleições americanas de 2008: análise a partir da revista VISÃOpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc659.3por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf6,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID