Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10698
Título: | O olhar da criança sobre a obesidade infantil |
Autor(es): | Oliveira, Maria João Mendes de |
Orientador(es): | Rabot, Jean-Martin |
Palavras-chave: | Obesidade Infantil Alimentação Criança Estigma Imagem corporal Sociologia da infância childhood obesity nutrition child stigma body image Childhood sociology |
Data: | 8-Jul-2009 |
Resumo(s): | A obesidade infantil já é considerada por muitos autores como sendo a epidemia
do século XXI. Tendo em conta os estudos efectuados em relação a este tema,
pretendemos apresentar uma abordagem geral sobre algumas das causas e algumas
soluções, seja através, da escola, da família ou de programas de prevenção de âmbito
nacional e internacional. De uma forma mais específica, o presente trabalho constitui
uma análise sociológica da construção das relações de um grupo de pares, com crianças
em idade escolar, sobre o conhecimento que estas crianças têm sobre a obesidade e até
que ponto este facto é determinante nas suas relações do dia a dia. No contexto do que
foi dito anteriormente, realizamos uma investigação cujos principais objectivos foram:
1. Tomar conhecimento da actividade física praticada depois das aulas. 2. Determinar o
grau de autonomia de mobilidade e circulação no espaço urbano. 3. Determinar as
actividades preferidas de lazer praticadas dentro e fora de casa. 4. Determinar as
opiniões dos alunos relativamente a uma alimentação saudável. 5. Determinar a
frequência com que os alunos ingerem determinados alimentos e a frequência com que
acham que devem ingerir. 6. Determinar a frequência com que os alunos realizam
algumas refeições e a frequência com que acham que devem fazer. 7. Caracterizar as
opiniões dos alunos relativamente à sua aparência física. 10. Caracterizar o grau de
amizade entre os alunos da amostra. Para atingir estes objectivos, foram aplicados
vários questionários, em diferentes fases aos alunos da amostra. No que diz respeito, à
prática de actividade física, os resultados obtidos indicam que a maioria dos alunos
pratica um desporto extra-escolar. Quanto à autonomia de mobilidade e circulação no
meio urbano, os resultados obtidos demonstram que a maioria dos alunos demonstrou
ter alguma liberdade de circulação apesar de se deslocarem para a escola, para o clube
desportivo e para a casa dos amigos quase sempre de automóvel. No que diz respeito à
alimentação, os resultados obtidos indicam que na sua generalidade os alunos têm
consciência do que é uma alimentação saudável, contudo quando questionados sobre a
frequência de ingestão de alguns alimentos algumas respostas indicam alguma
confusão. No que concerne à determinação do grau de amizade, verifica-se que os
alunos escolhidos como preferidos e como menos preferidos nada têm a ver com a
questão do peso. Para finalizar, a partir dos dados obtidos a maioria dos alunos mostrouse
satisfeita com a sua aparência física e não tem intenções de a alterar. Childhood obesity is considered by many authors as the epidemic of the XXI century. Taking into account the studies on this issue, our goal is to present a general approach on some of the causes of childhood obesity as well as some solutions, through the school, the family or prevention programs for national and international areas. In more specific words, this work is a sociological analysis of the construction of relations in a group of peers, with school-age children, about the knowledge that these children have on obesity and the extent to how critical this issue is in their daily relations. In the context of what was said previously, we conducted a research whose main objectives were: 1. To take note of physical activity practiced after school. 2. to determine the degree of mobility and autonomy of movement in urban space. 3. To know their favourite recreational activities conducted in and outside the home. 4. To determine the students’ opinions on a healthy diet. 5. To determine how frequently do students eat certain types of food and know how often think they should eat. 6. To determine how frequently do students have some meals and how often think they should have them. 7. To characterize the views of students regarding their physical appearance. 10. To characterize the degree of friendship between students of the sample. In order achieve these objectives; several questionnaires were applied at different stages of the students’ sample. With regard to physical activity, the results indicate that most students practice some sport after classes and outside school. As for the autonomy of mobility and movement in the urban environment, the results show that most students have shown some freedom of movement; however they go to school, to the sports’ club or to their friends’ house almost always by car. In what it concerns to nutriment, the results show that, in general, students are aware of what is healthy eating, but when asked about the frequency they take some food some answers indicate some confusion. Regarding the determination of the degree of friendship, it appears that the students’ selection on most favourites and least favourites has nothing to do with the issue of weight. Finally, from the data obtained, from the majority of students, they are satisfied with their physical appearance and have no intentions to change it. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Sociologia da Infância |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10698 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |