Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10642

TítuloConstrução e dimensionamento de pavimentos com blocos em estradas urbanas
Autor(es)Martins, João Paulo
Orientador(es)Pereira, Paulo A. A.
Palavras-chaveBlocos
Juntas
Almofada de assentamento
Padrão de assentamento
Estrada urbana
Travamento
Módulo de deformabilidade
Deformação permanente
Blocks
Joints
Bedding course
Laying pattern
Urban road
Interlocking
Elastic modulus
Permanent deformation
Data29-Dez-2009
Resumo(s)Actualmente, os pavimentos com blocos, sucessores das técnicas ancestrais da construção viária no antigo Império Romano, têm adquirido uma maior importância, que resulta da necessidade de utilização destes pavimentos nos mais diversos projectos de requalificação urbana em Portugal, nomeadamente, no Programa “Polis” e em outros projectos com objectivos semelhantes. A construção de pavimentos com blocos em Portugal, principalmente em granito, colocou em evidência as limitações das estruturas de pavimentos tradicionalmente utilizadas, nomeadamente de adequação à agressividade do tráfego. Estas limitações permitiram identificar as necessidades de melhoria e procurar uma abordagem mais adequada à realidade actual, quer nos processos de construção, quer nas metodologias de dimensionamento dos pavimentos. Um dos objectivos deste trabalho consistiu em reunir informação sobre as técnicas de construção de pavimentos com blocos, que se realizam um pouco por todo o mundo, assim como sobre as melhores regras construtivas, de modo a estabelecer um programa para a construção de trechos experimentais que permitisse adequar as técnicas usadas noutros países à realidade Portuguesa, com base no “estado da arte”. Na primeira metade da dissertação são expostos os conhecimentos assimilados de construção de pavimentos, na generalidade, e de pavimentos com blocos, em especial. Na segunda metade abordam-se os processos de construção, a partir dos resultados da componente experimental do trabalho, que se aplicaram posteriormente na obtenção de catálogos de dimensionamento para pavimentos com blocos de granito e de betão. O crescimento verificado nos últimos anos no uso de blocos de betão na construção de pavimentos confirma o interesse em incluir o estudo da utilização destes materiais em pavimentos no trabalho desta dissertação. Com esta dissertação pretendeu-se contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos de construção e concepção dos pavimentos com blocos.
Block pavements, which result from the ancestral road construction techniques of the old Roman Empire, have acquired a higher importance as a result of the need to use these pavements in the most diverse projects of urban re-qualification in Portugal, namely in the "Polis" Program and in other projects with similar aims. The construction of block pavements in Portugal, especially using granite blocks, highlighted the limitations of the traditionally used pavement structures to withstand the present challenges, namely the high traffic wear factors. These limitations allowed identifying the need to improve and find a more adequate approach to the present reality, either in the construction process, or in the pavement design methodologies One of the objectives of the present work was to gather information about the construction techniques of block pavements that take place around the world, as well as the best construction rules, in order to establish a program for construction of real scale pavement trials, which would allow to adapt the techniques used in other countries to the Portuguese reality, based on the "state-of-the-art",. The first part of the dissertation presents the assimilated knowledge in terms of pavement construction, in general, and of block pavements, in particular. In the second part the construction processes, will be discussed, according to the experimental components of the work, which were subsequently applied in the completion of design catalogues of granite and concrete block pavements. The growth in the use of concrete blocks in the construction of pavements in the last years confirms the interest of including, in this dissertation, the study of the use of these materials in pavement construction. This dissertation intended to contribute to the knowledge increase in terms of construction and conception of block pavements.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Engenharia Civil - (área de especialização em Engenharia Rodoviária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10642
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese - João Paulo Rosas Martins - 2009.pdf
Acesso restrito!
6,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID