Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10604
Título: | Universidade. Pedagogia. Filosofia. Uma leitura a partir de A angústia do nosso tempo e a crise da universidade de António Quadros (1956) |
Autor(es): | Manso, Artur |
Palavras-chave: | Universidade Pedagogia Reforma Portugal |
Data: | 2010 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | CONGRESSO IBÉRICO “ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA : TENSÕES E POSSIBILIDADES", Braga, Portugal, 2010 – “Ensino superior em mudança : tensões e possibilidades : actas”. [Braga : CIEd, 2010]. ISBN 978-972-8746-80-3. p. 521-528. |
Resumo(s): | Pretendemos, com esta comunicação fazer um breve excurso sobre o papel da pedagogia universitária em tempo de crise, privilegiando a leitura da obra supra citada que data de meados do século XX. Partindo do princípio de que a Filosofia e o seu ensino obedecem a certas especificidades devido à posição charneira que nesta perspectiva lhe é atribuída no elenco curricular, a sua didáctica deve ter uma atenção especial, pois, pese embora a acelerada evolução da civilização e da cultura, o seu conteúdo, no que é mais essencial, permanece inalterável, uma vez que desde o seu aparecimento até aos dias de hoje, como enfatizava António Quadros, “filosofar é reflectir e racionalizar”. E estas, quer se queira ou não, são as necessidades básicas do pensamento humano em todo o tempo e qualquer lugar. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10604 |
ISBN: | 978-972-8746-80-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Manso.AQuadros.pdf | Pedagogia e universidade | 110,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |