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TítuloUniversidade. Pedagogia. Filosofia. Uma leitura a partir de A angústia do nosso tempo e a crise da universidade de António Quadros (1956)
Autor(es)Manso, Artur
Palavras-chaveUniversidade
Pedagogia
Reforma
Portugal
Data2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoCONGRESSO IBÉRICO “ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA : TENSÕES E POSSIBILIDADES", Braga, Portugal, 2010 – “Ensino superior em mudança : tensões e possibilidades : actas”. [Braga : CIEd, 2010]. ISBN 978-972-8746-80-3. p. 521-528.
Resumo(s)Pretendemos, com esta comunicação fazer um breve excurso sobre o papel da pedagogia universitária em tempo de crise, privilegiando a leitura da obra supra citada que data de meados do século XX. Partindo do princípio de que a Filosofia e o seu ensino obedecem a certas especificidades devido à posição charneira que nesta perspectiva lhe é atribuída no elenco curricular, a sua didáctica deve ter uma atenção especial, pois, pese embora a acelerada evolução da civilização e da cultura, o seu conteúdo, no que é mais essencial, permanece inalterável, uma vez que desde o seu aparecimento até aos dias de hoje, como enfatizava António Quadros, “filosofar é reflectir e racionalizar”. E estas, quer se queira ou não, são as necessidades básicas do pensamento humano em todo o tempo e qualquer lugar.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10604
ISBN978-972-8746-80-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

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