Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10411

TítuloA mediação em contexto pedagógico : contributos de uma leitura psicanalítica em educação
Outro(s) título(s)La médiation dans le contexte pédagogique : contribution d’une lecture psychanalytique de l’education
Autor(es)Seabra, Filipa
Pacheco, José Augusto
Palavras-chavePsicanálise
Mediação
Emacipação
Psychanalyse
Médiation
Émancipation
Data2008
EditoraAssociation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
CitaçãoCOLÓQUIO AFIRSE/AIPELF, 16, Lisboa, Portugal, 2008 - “Tutoria e mediação em educação : novos desafios à investigação educacional : actas”. [Lisboa : AFIRSE, 2008].
Resumo(s)Vive-se nas escolas dos ensinos Básico e Secundário, tal como no Ensino Superior, um momento de «engenharia social», ou seja, nas ideias de William Pinar (2007), a ênfase em modelos económicos e em resultados esperados, não em função dos alunos, mas de acordo com a economia baseada no conhecimento. Este, aliás, é um dos conceitos-chave da União Europeia e das suas orientações educacionais.Perante tais cenários, os apelo - realizados por Dewey, no início do século XX, através de um projecto progressista da educação, e por Freire, na década de 1970, com a proposta de uma pedagogia emancipatória - a uma educação humanista necessitam de ser revisitados. É o que pretendemos fazer, nesta comunicação, em que, partindo de um conceito de mediação como uma relação qualitativa entre professor e alunos, pois "educar é sempre uma forma de mediar - de mediar entre o conhecimento instituído e o saber experiencial, de mediar entre a escola e a sociedade, entre a sociedade e os alunos, entre a escola e os alunos, entre..." (Caetano, 2005:42), exploramos os contributos da psicanálise para a compreensão da relação pedagógica em contextos de aprendizagem. A psicanálise convida a olhar prestar atenção aos processos sociais e relacionais que têm lugar dentro da escola, e, que sendo imprevisíveis, não deixam de ser fundamentais, abrindo, assim, espaços para os sujeitos do aluno e do professor. Esta teoria encontra o seu lugar no campo das relações inter-subjectivas, que ocorrem na escola, e às quais a mediação oferece um espaço de reconhecimento.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10411
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mediação em contexto pedagógico.pdf64,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID