Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10201
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Anabela | - |
dc.contributor.author | Gomes, Maria João | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-26T16:59:04Z | - |
dc.date.available | 2010-01-26T16:59:04Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, B. [et al.], orgs. - “Actas do Congresso Internacional Galego- Português de Psicopedagogia, 10, Braga, Portugal, 2009.” Braga : CIED, 2009. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 5599-5613. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-8746-71-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10201 | - |
dc.description.abstract | A presença na Internet é uma constante no quotidiano de muitos dos nossos alunos, quer em casa quer na escola. O acesso à Internet por parte de crianças e jovens coloca uma série de questões que urge analisar. De facto, se novos horizontes, desafios, oportunidades e perspectivas se podem abrir aos jovens no seu contacto com o mundo da Web, também novos riscos e problemas podem surgir. Como tal, é necessário que as crianças e jovens adquiram uma literacia digital que ultrapasse as competências de uso técnico e inclua dimensões associadas à adopção de comportamentos adequados no ciberespaço, nomeadamente no sentido de evitarem práticas potencialmente fonte de perigos da diversa natureza. Na convicção de que o acesso à informação, ao conhecimento, às novas formas de comunicar e de exercício da cidadania e intervenção social são valores associados à existência digital na Web, importa maximizar as vantagens e potencialidades e reduzir os riscos e desvantagens que dai podem advir. Partindo desta ideia, torna-se importante que as escolas, os professores, os pais e outros educadores cumpram a sua função educativa também neste campo: educar com a Web e para a Web. No sentido de contribuir para este objectivo, desenvolveu-se um estudo centrado na caracterização do tipo de utilização que crianças e jovens portugueses fazem da internet, na caracterização de potenciais comportamentos de risco e na identificação da percepção que estes possuem relativamente a esses comportamentos. Nesta comunicação serão apresentados alguns dos dados decorrentes de um levantamento, através de um inquérito por questionário, realizado a nível nacional, junto de crianças e jovens que frequentam escolas portuguesas. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Segurança | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Comportamentos de risco | por |
dc.title | Comportamentos de risco na Internet por parte de jovens portugueses : um estudo exploratório | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anabela-MJGomes.pdf | 367,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |