Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10110
Título: | Condições para o sucesso em literacia: o exemplo finlandês |
Autor(es): | Coutinho, Virgínia Azevedo, Fernando José Fraga de |
Palavras-chave: | Literacia Relatório PISA Leitura Biblioteca Literatura |
Data: | 2009 |
Editora: | Lidel - Edições Técnicas |
Citação: | AZEVEDO, Fernando José Fraga de ; SARDINHA, M. G., coord. – “Modelos e práticas em literacia”. Lisboa : Lidel, 2009. ISBN 978-972-757-598-5. p. 241-260. |
Resumo(s): | Este capítulo descreve e analisa os contextos históricos, culturais e educativos finlandeses que emolduram os altos índices em literacia da leitura atingidos por este país, nos estudos internacionais PISA, levados a cabo em 2000, 2003 e 2006, pela OCDE. Os valores nacionais, a economia, a rede de bibliotecas públicas, e sobretudo o sistema educativo, enquadram esta reflexão, que tem como ponto de partida a história, enquanto pano de fundo do que é hoje um dos países mais desenvolvidos do mundo. O artigo apresenta igualmente uma visão daquilo que são as práticas de literacia, neste país, enquadrando-as nos contextos escolares de duas escolas finlandesas, bem como na sociedade de uma pequena cidade do norte do país. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10110 |
ISBN: | 978-972-757-598-5 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | DCILM - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sucesso Literacia_FA.pdf Acesso restrito! | 9,17 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |