Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10096
Título: | Os mapas de conceitos na aprendizagem de estatística por alunos do 10.º ano do ensino profissional |
Autor(es): | Viseu, Floriano Fernandes, José António Fernandes, Maria do Carmo Faria, Mariana Silva Duarte, Patrícia |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem da Estatística Mapa de conceitos Ensino profissional |
Data: | 2009 |
Citação: | DIAS, P., OSÓRIO, A. J., org. – “Actas da Conferência Internacional de TIC na Educação : Challenges 2009, 6, Braga, 2009”. Braga: Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-98456-6-6. p. 873-885. |
Resumo(s): | A realidade dos alunos que frequentam actualmente as escolas secundárias é muito diversa. A par de alunos que pretendem ingressar no ensino superior, temos os alunos dos cursos do Ensino Profissional, que têm por objectivo obter um diploma que lhes permita ingressar no mercado de trabalho. Para estes alunos, as disciplinas de formação geral são consideradas de importância menor e são aquelas cujos percursos dos alunos revelam maior insucesso. Neste contexto, é importante que o professor diversifique e adapte estratégias de ensino‐aprendizagem que promovam o sucesso dos alunos. Assim, no presente estudo, depois de ter havido um elevado insucesso na aprendizagem da Estatística através de de um ensino tradicional, decidiu‐se implementar uma estratégia baseada na exploração de mapas de conceitos, tendo a maioria dos alunos atingido os objectivos mínimos exigidos na unidade. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10096 |
ISBN: | 978-972-98456-6-6 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os mapas de conceitos na aprendizagem de estatística por alunos do 10.º ano do ensino profissional.pdf | Os mapas de conceitos na aprendizagem de estatística por alunos do 10.º ano do ensino profissional | 544,94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |