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TítuloContributos de uma colaboração: a estatística e a comunicação matemática numa turma de 5.º ano de escolaridade
Autor(es)Martinho, Maria Helena
Palavras-chaveComunicação
Colaboração
Estatística
Data2009
EditoraSociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE)
CitaçãoCOSTA, C. ; MAMEDE, E. ; GUIMARÃES , F., org. – “Números e estatística : reflectindo no presente, perspectivando o futuro : actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, 19, Vila Real, Portugal, 2009”. Vila Real : Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2009. ISBN 978-972-8614-12-6.
Resumo(s)Este artigo apresenta o trabalho realizado por uma professora com alunos de uma turma do 5º ano ao longo da unidade de estatística, durante o mês de Maio de 2005. A planificação da unidade foi construída no âmbito do trabalho de um grupo colaborativo que envolvia três professoras de uma escola básica e uma investigadora, a autora do artigo. Pretende-se analisar de que forma o papel de uma professora, bem como as suas práticas, na leccionação da unidade de estatística podem ser problematizadas no âmbito de um trabalho colaborativo. Note-se que a unidade de estatística é trabalhada de forma progressiva ao longo dos diferentes anos de escolaridade, sendo-lhe dedicado, em cada um, um tempo relativamente reduzido. Por vezes, o trabalho realizado exige do aluno relativamente pouco, podendo este tomar uma atitude passiva de leitor e consumidor de informação. Através do trabalho no âmbito da estatística é possível desenvolver no aluno uma atitude crítica e construtiva criando oportunidades para que desenvolva a intuição, explore situações da vida real e aprenda a raciocinar. Estes factos indicam a pertinência de investigações sobre a prática que incidam sobre esta unidade curricular propondo aos alunos trabalhos mais envolventes e desafiantes. A importância da aprendizagem da estatística, criando a possibilidade do aluno se envolver em todo o processo de construção, recolha e tratamento de dados, levou a que se programasse uma unidade em torno de um só tema e com base apenas no trabalho construído pelos alunos. A criação de condições para que o aluno possa desenvolver competências críticas e de produção de informação ao nível da literacia estatística, foi uma das preocupações do grupo e acima de tudo da professora. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, no quadro de um paradigma interpretativo. Insere-se num estudo mais amplo que se estruturou em três estudos de caso, relativos a cada uma das professoras que participaram no grupo colaborativo. Este artigo centra-se no caso de uma das professoras envolvidas, em particular, no trabalho realizado em torno da planificação, implementação e discussão de uma unidade de ensino. Os dados recolhidos para análise correspondem à observação de cinco aulas gravadas e transcritas bem como das reuniões do grupo, também estas sujeitas a gravação e transcrição. O trabalho realizado nesta unidade contribuiu de forma particular para o desenvolvimento profissional de Maria, para a mudança das suas práticas. Maria considerou que o grupo de trabalho colaborativo teve um papel primordial para que se consciencializasse da importância da elaboração de representações matemáticas pelos alunos e da necessidade de trabalhar mais a comunicação na sala de aula. Reconhece que algumas das suas opções no decorrer das aulas foram tomadas em consequência das discussões do grupo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9842
ISBN978-972-8614-12-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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