Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/9818
Título: | Biblioteca escolar: concepção de professores em formação inicial |
Autor(es): | Silva, António Carvalho da Pimenta, Jorge Manuel Rocha |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho |
Citação: | CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10, Braga, Portugal, 2009 – “Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia : actas”. [Braga : Universidade do Minho, 2009]. ISBN 978-972-8746-71-1. p. 823-838. |
Resumo(s): | Se entendermos leitura (escolar) como actividade estratégica de (re)construção de sentido(s), em que o leitor interage com os textos em contexto, teremos de assumir a Biblioteca como referência na construção de leitores. Sabendo que a dinamização e o bom funcionamento da Biblioteca Escolar exigem o envolvimento dos agentes educativos, procurámos caracterizar 1) concepções, 2) papéis, 3) relações de professores estagiários com bibliotecas escolares. Para o efeito, servimo-nos de um inquérito feito a professores estagiários da Universidade do Minho. Optámos, neste estudo, por centrar a investigação nas relações estabelecidas entre professores em estágio e bibliotecas escolares por duas razões: - As bibliotecas escolares são vistas como “[…] lugar de aprendizagens múltiplas, como espaço de trabalho e de lazer de professores, alunos e funcionários e, por isso, como recurso educativo por excelência da comunidade escolar.” (Sousa et al., 2000) - A prática pedagógica proporciona ao futuro professor um desempenho em contexto real que permita desenvolver competências e atitudes necessárias para um desempenho consciente, responsável e eficaz. (Formosinho & Nisa, 2001: 54), esperando-se a sua interacção com os recursos disponíveis na instituição de formação. Assim, nesta investigação, procuraremos confirmar o estatuto especial da Biblioteca (escolar) na promoção de competências, atitudes e hábitos de leitura. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/9818 |
ISBN: | 978-972-8746-71-1 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
prof ant.pdf | 416,33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |