Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/93146
Título: | Software Defined Vehicular Networks (SDVN): traffic routing process management |
Autor(es): | Tomás, Erikson Neves |
Orientador(es): | Costa, António Sousa, Pedro |
Palavras-chave: | SDN (Software-Defined Network) OpenFlow Mininet-wifi Ryu-controller Vanets SUMO (Simulation of Urban MObility) |
Data: | 15-Fev-2024 |
Resumo(s): | This work focuses on the innovation of vehicular networks through the application of software-defined networks
(SDN) to optimize connectivity and decision-making in urban mobility scenarios. Using the Ryu controller, the
Mininet-WiFi emulation environment and the SUMO urban mobility simulator, this research establishes a complete
and realistic experimental environment for the study of vehicular networks.
The Ryu controller plays a key role in the dynamic orchestration of network decisions, enabling continuous
adaptation to changes in the topology and communication demands of vehicular networks. Mininet-WiFi offers the
ability to emulate mobility scenarios, making it possible to analyze connectivity and performance in dynamic urban
environments. In addition, the SUMO simulator accurately replicates urban roads, providing realistic modeling of
the vehicle movements.
The combination of these tools allows a comprehensive evaluation of the performance of vehicular networks in
urban environments, as well as the study of resource management strategies and real-time decision-making. This
research contributes to the advancement of vehicular communication technologies and offers valuable insights for
the development of an efficient and safe urban mobility solutions.
This study highlights the importance of integrating SDN, mobility emulation and road simulation to improve
connectivity and quality of service in vehicular networks, providing a solid foundation for further researches in the
area. Este trabalho concentra-se na inovação das redes veiculares através da aplicação de redes definidas por software (SDN) para otimizar a conectividade e a tomada de decisões em cenários de mobilidade urbana. Utilizando o controlador Ryu, o ambiente de emulação Mininet-WiFi e o simulador de mobilidade urbana SUMO, esta pesquisa estabelece um ambiente experimental completo e realista para o estudo de redes veiculares. O controlador Ryu desempenha um papel fundamental na orquestração dinâmica das decisões de rede, permitindo a adaptação contínua às mudanças na topologia e nas demandas de comunicação das redes veiculares. O Mininet-WiFi oferece a capacidade de emular cenários de mobilidade, possibilitando a análise de conectividade e desempenho em ambientes urbanos dinâmicos. Além disso, o simulador SUMO replica com precisão as vias urbanas, proporcionando a modelagem realista de movimentos de veículos. A combinação dessas ferramentas permite a avaliação abrangente do desempenho das redes veiculares em ambientes urbanos, bem como o estudo de estratégias de gestão de recursos e tomada de decisões em tempo real. Esta pesquisa contribui para o avanço das tecnologias de comunicação veicular e oferece contributos valiosos para o desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana eficientes e seguras. Este estudo destaca a importância da integração de SDN, emulação de mobilidade e simulação de vias para aprimorar a conectividade e a qualidade de serviço em redes veiculares, proporcionando uma base sólida para futuras pesquisas na área. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Network Engineering and Telematic Services |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/93146 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Erikson Neves Tomas.pdf | Dissertação de mestrado | 18,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons