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TítuloÁlcool, tabaco e outras drogas : concepções de professores e alunos do ensino básico e secundário e análise de programas e manuais escolares
Autor(es)Gonçalves, Artur
Rodrigues, Vitor
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveÁlcool
Tabaco
Drogas
Manuais escolares
Concepções de professores
Concepções de alunos
DataMai-2009
EditoraUniversidade dos Açores
Universidade do Minho
Resumo(s)O propósito desta investigação foi de averiguar qual o quadro de orientação dos programas escolares sobre a toxicodependência, que evolução teve ao longo dos anos em Portugal, que representatividade têm os programas nos manuais escolares nacionais e compará-los aos de outros 15 países; que percepções têm os operacionalizadores (professores) e destinatários (alunos) destes instrumentos pedagógicos e que alterações consideram importantes para melhorar a actual abordagem ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas (ATD). Procedeu-se à análise comparativa de 13 programas escolares nacionais, de 348 manuais escolares portugueses e de 61 manuais de outros 15 países (do projecto europeu FP6 Biohead-Citizen) bem como das concepções de 209 professores e 816 alunos dos três ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Verificou-se que nos anos 70 surgem as primeiras referências explícitas nos manuais escolares portugueses sobre a problemática do ATD, que vão aumentando progressivamente de reforma para reforma. As referências são definidas por ciclo de ensino e não por ano de escolaridade e os programas do ensino secundário são os que apresentam menos referências. Em geral os manuais conformam com o programa que lhe está subjacente. A componente textual é grandemente superior à dimensão icónica e a abordagem incide sobre os problemas físicos, psicológicos e sociais. Dos 16 países envolvidos no Project Biohead-Citizen, apenas a Finlândia tem um manual especificamente dedicado à promoção da saúde. Em 14 países os manuais abordam os tópicos do ATD nas três dimensões física, social e psicológica, com a componente textual a superiorizar-se à das imagens. Na maioria dos países, a abordagem ao ATD nos manuais tem uma perspectiva mais biomédica do que de promoção da saúde. Os professores e alunos reconhecem o uso/abuso aditivo como problema socialmente grave, mais presente no género masculino, e com origens em dinâmicas valorativas, culturais, socio-econónómicas e idiossincráticas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/9298
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

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