Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/9295

TitleEducação ambiental: o papel atribuído aos actores educativos
Author(s)Loureiro, Elsa
Albuquerque, Carlos
Carvalho, Graça Simões de
Maruri, Afonso
KeywordsEducação ambiental
Escola
Concepções dos jovens
School
Environmental education
Conceptions of young
Issue date13-May-2009
PublisherUniversidade dos Açores
CitationLOUREIRO, Elsa [et al.] - Educação ambiental : o papel atribuído aos actores educativos. In PEREIRA, B. [et al.], coord. – “Seminário International de Educação Física, Lazer e Saúde, 5, Açores, Portugal, 2009 : actas” [CD-ROM]. [Ponta Delgada : Universidade dos Açores, 2009].
Abstract(s)Uma reflexão sobre as práticas sociais, num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente, cria uma necessária articulação da Educação Ambiental com a Escola. A Educação Ambiental, configura-se crescentemente com uma questão que diz respeito a um conjunto de actores do universo educativo, potencializando o desenvolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais numa perspectiva interdisciplinar. A Educação Ambiental deve ser implementada ao nível curricular de modo que os professores, desempenhem um papel crucial na construção e promoção de conhecimentos e competências necessários à existência de comportamentos ambientalmente responsáveis. Neste contexto, é importante conhecer a multiplicidade de concepções dos jovens face ao ambiente, que certamente influenciam os seus comportamentos e as suas práticas na construção de uma cidadania activa.
A careful consideration of the social practices, in a context marked by the permanent degradation of the environment, establishes (promotes) a necessary integration of Environmental Education and School. Environmental Education is more and more related with a group of players in the educational universe, promoting the development of the different knowledge systems and the qualification of professionals in an interdisciplinary perspective. Environmental Education must be implemented at the curricular level, so that teachers may play a crucial role in the construction e promotion of knowledge and necessary skills for the presence of environmental responsible behaviours. In this context it is important to know the multiplicity of ideas of the youth in relation to the environment, which most certainly influence their behaviours in the development of an active citizenship.
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/9295
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:DCILM - Livros de Actas
CIEC - Textos em atas

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