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https://hdl.handle.net/1822/90479
Título: | Resistência bacteriana e compostos naturais: aplicação deste conceito na aprendizagem das ciências |
Autor(es): | Saavedra, Maria José Simões, Lúcia Chaves Simões, Manuel Fernandes, Conceição |
Palavras-chave: | Bactérias Resistência Antibióticos Compostos-bioativos Aplicabilidade Educação |
Data: | 2023 |
Editora: | Artemis |
Citação: | Saavedra, Maria José; Simões, Lúcia C.; Simões, Manuel; Fernandes, Conceição, Resistência bacteriana e compostos naturais: aplicação deste conceito na aprendizagem das ciências. In Simões M., Estudos em Biociências e Biotecnologia: Desafios, Avanços e Possibilidades, Vol. III, Artemis, 2023. ISBN: 978-65-81701-10-9, 96-105 |
Resumo(s): | Atualmente, o paradigma do ensino das ciências da vida deve considerar novas estratégias para o sucesso na aprendizagem. Exemplos de aplicações práticas relevantes, nas áreas da saúde (humana, animal), alimentar e ambiental podem servir como um forte estímulo ao conhecimento. A resistência bacteriana aos antibióticos é um problema de Saúde Pública relevante a nível global. O uso inadequado de antibióticos tem sido considerado como um dos principais fatores para este problema. A abordagem One Health, reconhece que a saúde humana está ligada à saúde dos animais e meio ambiente, preconizando uma ação combinada entre elas. Como consequência, a pesquisa de medidas alternativas aos antimicrobianos disponíveis é imperativa. O conhecimento de que os recursos naturais fornecem um amplo campo químico a ser explorado em compostos com bioatividade, pode aumentar o interesse pela aprendizagem. As estratégias passam por pesquisas de compostos naturais presentes em plantas com propriedades antimicrobianas reconhecidas. Extratos vegetais podem ter efeitos benéficos devido aos seus níveis de flavonóides, carotenóides, esteróis e minerais. Geralmente, extratos de plantas com maior quantidade e diversidade de compostos fenólicos podem ser importantes para conferir o tipo de atividade biológica. Para alcançar o sucesso da aprendizagem, as estratégias através da comunicação ativa devem incluir aspetos relevantes de aplicações práticas. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/90479 |
ISBN: | 978-65-81701-10-9 |
DOI: | 10.37572/EdArt_3011231099 |
Versão da editora: | https://www.editoraartemis.com.br/artigo/33588/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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