Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8967

TítuloAvaliação da aprendizagem
Autor(es)Pacheco, José Augusto
Data1998
EditoraPorto Editora
CitaçãoIn ALMEIDA, Leandro S. ; TAVARES, José, org. - Conhecer, aprender e avaliar. Porto : Porto Editora, 1998. ISBN 972-0-34724-4. p. 111-132.
Resumo(s)[Excerto] Introdução: Os resultados escolares dos alunos é um dos campos mais problemáticos do sistema educativo, tornando-se na face visível de um complexo edifício em permanente construção valorativa, através da recolha formal e informal de dados, com vista a uma tomada de decisão (Pacheco & Zabalza, 1995). A avaliação pressupõe, deste modo, a existência de diversos jogos com lógicas diferentes (Hadji, 1994): de ajuda à aprendizagem na turma; de intercâmbio conflitual no diálogo social entre professor/aluno/encarregado de educação; de orientação na articulação escola/sociedade. É na análise destes jogos que procuraremos discutir a avaliação dos alunos dos ensinos básico e secundário, sobretudo quando é perspectivada nos seguintes aspectos: decisão subjectiva, processo objectivo, procedimentos, parâmetros, articulação escola/sociedade, atitude formadora e controlo curricular. [...]
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8967
ISBN972-0-34724-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da aprendizagem.pdfA Avaliação da Aprendizagem.276,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID