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https://hdl.handle.net/1822/88776
Título: | Internacionalização das PMEs: um estudo sobre o processo de tomada de decisão |
Outro(s) título(s): | Internationalization of SMEs: a study of the decision-making process |
Autor(es): | Arroyo, Gabriele de Agostini |
Orientador(es): | Soares, Ana Maria |
Palavras-chave: | PME Internacionalização Tomada de decisão Modos de tomada de decisão América do Sul SME Internationalization Decision-making Decision modes South America |
Data: | 2-Fev-2024 |
Resumo(s): | A internacionalização das pequenas e médias empresas (PME) tem vindo a ganhar relevância
no âmbito acadêmico. A pesquisa nesta área encontra-se menos explorada em comparação aos estudos
realizados no contexto das empresas multinacionais. Em particular o conhecimento sobre o processo de
tomada de decisão para a internacionalização das PMEs ainda é escasso uma vez que há poucos estudos
sobre a análise da tomada de decisões gerenciais.
Deste modo, a presente investigação, pretende aprofundar esta área do conhecimento, ao prover
dados num contexto de aplicação às PMEs. Assim, o objetivo geral é compreender o processo de tomada
de decisão para a internacionalização destas empresas. Para tal, desenvolveu-se um estudo qualitativo
exploratório com a realização de cinco entrevistas a PMEs da América do Sul que estão localizadas no
Brasil e na Bolívia, e que atuam em diversos ramos de atividade. Ademais, para realizar a análise dos
dados, foi utilizado o software de análise de dados qualitativos Atlas.ti 23.
Os resultados apontam que o processo de tomada de decisão para a internacionalização das
PMEs apresenta períodos alternados entre as lógicas causal e efetual, ou seja, são identificados estilos
de tomada de decisão mistos (racionais e intuitivos). Dessa forma, as fases iniciais da internacionalização
denotam uma abordagem à tomada de decisão efetual, quer dizer, carecem de um planejamento
sistemático com objetivos pré-definidos. Entretanto, à medida em que a tomada de decisão se desenvolve
(após as fases iniciais), coexistem as lógicas causal e efetual, prevalecendo estilos de tomada de decisão
mistos. Para além disso, evidencia-se que o empreendedorismo está presente na tomada de decisão,
uma vez que os resultados mostram que a internacionalização das PMEs está relacionada a um
comportamento de exploração de oportunidades, com a finalidade de obter vantagens competitivas.
Ademais, os resultados revelam que os líderes adotam estratégias de cooperação e alianças através da
rede e das relações inter-organizacionais. Logo, estas servem para obter conhecimento e oportunidades
nos mercados além-fronteiras.
Deste modo, a presente investigação, propõe um modelo conceptual que explica o modo de
tomada de decisão das PMEs e os fatores que podem afetar o processo decisório durante a sua
internacionalização. Ademais, é possível observar a evolução na tomada de decisões à medida em que
as empresas expandem as suas operações no mercado internacional. Para além disso, este estudo
apresenta um conjunto de insights que podem ser úteis para as organizações na análise e avalição da
sua estratégia operacional. The internationalization of small and medium-sized enterprises (SMEs) has been gaining significance in the academic field. However, this fact can be considered relatively recent. Research in this area is less explored in comparison to studies conducted in the context of multinational corporations. Consequently, the increasing trend towards the internationalization of SMEs led researchers to reiterate the need to deepen knowledge in this field. Although, the current state of knowledge on the decision making process in the internationalization of SMEs is still scarce. Since a small number of studies focus on analyzing managerial decision-making. Therefore, this research aims to deepen this area of knowledge by providing data in an applied context to SMEs. Thus, the general objective of this study is to comprehend the decision-making process in the internationalization of these companies. Hence, an exploratory qualitative study was developed and five interviews were conducted with SMEs in South America located in Brazil and Bolivia, operating in various industries. Furthermore, data analysis was held using Atlas.ti 23, a qualitative data analysis software. The results indicate that the decision-making process in the internationalization of SMEs alternates between the causal and effectual logics, i.e., mixed decision-making styles (rational and intuitive) are identified. Thus, the initial phases of internationalization denote an effectual decision-making approach, lacking systematic planning with predefined objectives. However, as decision-making develops (after the initial phases), both causal and effectual logics coexist, with mixed decision-making styles prevailing. Moreover, it is evident that entrepreneurship plays a role in decision-making, as the results show that the internationalization of SMEs is linked to an opportunity exploration behaviour with the aim of gaining competitive advantages. Additionally, the results reveal that leaders adopt cooperation and alliance strategies through networks and inter-organizational relationships to obtain knowledge and opportunities in foreign markets. This research proposes a conceptual model explaining the decision-making process of SMEs and the factors that can influence the decision-making process during their internationalization. Furthermore, it is possible to observe an evolution in decision-making as companies expand their operations in the international market. In addition, this study presents a set of insights that can be valuable for organizations in analyzing and evaluating their operational strategy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88776 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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