Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8822

TítuloO ideal da paz e o utilitarismo: o europeísmo de Bentham
Autor(es)Rocha, Acílio da Silva Estanqueiro
Palavras-chavePaz
Europa
Utilitarismo
Bentham, Jeremy
Data2002
EditoraUniversitat de Barcelona
CitaçãoROCHA, Acílio da Silva Estanqueiro – “O ideal da paz e o utilitarismo : o europeísmo de Bentham”. Barcelona : Universitat, 2002. Sep. de “Retos de la razón práctica”, 2002, p. 463-482.
Resumo(s)Sendo certo que o princípio de utilidade se singulariza pelas suas implicações nas relações inter-individuais, a verdade é que tais implicações não se circunscrevem a esse âmbito, mas são também decisivas no panorama na política internacional, nomeadamente no que concerne a uma configuração do ideal da paz na Europa e no mundo: a convivência dos povos não resulta meramente de uma atitude filantrópica, mas de certo modo da acção diplomática, que pode levar os governantes de um Estado, em razão da pregnância da sua própria utilidade, a tomar em devida consideração os interesses de outros povos e Estados. Para além de Bentham ser referido por muitos como o criador da expressão de “Direito Internacional” (International Law ), o princípio de utilidade é susceptível de originar uma racionalização utilitarista dos esgoísmos, no sentido de evitar as guerras ofensivas e conduzir por essa via à paz generalizada no contexto das relações internacionais. Em especial, tentar-se-á analisar o projecto de Bentham para a paz universal e perpétua, intitulado A Plan for an Universal and Perpetual Peace, considerando-o primeiramente na sua novidade, que pode sintetizar-se nas condições desse ideal de paz: o abandono das colónias, o desarmamento, a criação de um tribunal comum internacional, a questão da publicidade das negociações diplomáticas. Depois, visa-se uma articulação do Projecto de Bentham com o Projet de Paix Perpétuelle do Abade de Saint-Pierre, e o projecto Para a Paz Perpétua (Zum ewigen Frieden) de Kant. Enfim, tentar-se-á ainda dilucidar o peculiar europeísmo, subjacente a esse projecto de Bentham, numa articulação contrastiva com os pensadores acima referidos (Saint-Pierre e Kant), especialmente em torno dos seguintes tópicos: tipologias da confederação europeia com vista à paz universal e perpétua; natureza da confederação europeia; meios complementares para a União Europeia, via por excelência para a paz perpétua.
TipoOutro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8822
ISBN84-475-2729-8
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Outros
CEPS - Publicações dos investigadores do CEPS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O Ideal da Paz e o Utilitarismo.pdf7,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID