Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/8600

TítuloConfrontos ideológicos e teóricos contemporâneos e a educação : (contributos para a (des)construção sociológica do 'campo' da formação)
Autor(es)Silva, Manuel António Ferreira da
Orientador(es)Afonso, Almerindo Janela
Data17-Jul-2007
Resumo(s)O título da presente dissertação constitui, desde logo, um claro indicador da complexidade inerente a uma abordagem que pretende discutir alguns dos principais tópicos que têm vindo a constituir o ‘campo’ da educação ao longo da modernidade e, sobretudo, a partir dos anos 50 do século XX, quando uma parte da humanidade o começou a colocar sob forte escrutínio e a discutilo à luz das promessas (cumpridas e, sobretudo, não cumpridas) do projecto iluminista. Educação, formação, avaliação (de necessidades, de competências e de impacto das acções de educação e de formação), constituem tópicos de análise e de acção concreta que, pela sua natureza, estão profundamente carregados de uma enorme «ambivalência», estando sujeitos a modos diferenciados de os conceber e praticar, isto é, de ideologias. Um trabalho que toma como objecto central da sua análise a ideologia, confrontando diversos modos de conceber o mundo e o lugar que a educação nele deve ocupar, dificilmente se concretiza sem nela se enredar de um modo tal que pode conduzir à deslegitimação, ou pelo menos, à fragilização do olhar que produz. Conscientes desta situação, até porque estamos convictos de que não existem procedimentos científicos que previnam a queda do analista no domínio das opções acerca do que lhe parece ser a melhor forma de promover um desenvolvimento do mundo físico e social mais generoso para com o ambiente e as pessoas, decidimos avançar em direcção a um terreno que sabemos extraordinariamente movediço, plurissignificante (o que é marca de água do social e das análises que sobre ele se realizam) e, por isso mesmo, aberto e sujeito a contributos que se espera e deseja serem crescentemente questionadores das realidades e potenciadores da sua transformação. Realizar um trabalho desta natureza implica, entre outras coisas, situar o objecto central da análise no contexto societal mais vasto em que se integra. A estrutura que concebemos reflecte, em nossa opinião, esta concepção. Ao partir de uma análise muito ampla do que terá sido a história do século XX, procurámos identificar as razões e os factos que contribuíram para que alguns historiadores (Hobsbawm, por exemplo) o qualificassem como o século mais negro da história da humanidade. De seguida, tentamos compreender a época em que vivemos, procurando estabelecer os pontos de convergência com o passado recente e aqueles que apresentam sinais claros de ruptura com o conhecimento existente ou tendencialmente conflituais com os modos anteriores de produzir a sociedade. A discussão de tópicos como a globalização, a economia e o trabalho, essencialmente, constituíram as dimensões centrais em torno das quais procurámos reflectir sobre o conjunto das transformações que todos temos vindo a presenciar nas últimas três décadas e o seu impacto nas sociedades e na vida das pessoas. Na segunda parte do trabalho centrámos a análise no que designámos por campo da educação, discutindo o modo como a ideologia, ou seja, os diversos modos de conceber o mundo o têm vindo a constituir. As diferentes concepções de educação (e de formação), os diferentes olhares sobre as suas funções e efeitos e o lugar que crescentemente tem vindo a ocupar nos discursos e programas oficiais, constituem, pois, a preocupação central da primeira secção. De seguida, procurámos discutir alguns dos tópicos que mais têm vindo a marcar o campo em questão e que, em nossa opinião, resultam de um problema de legitimidade política do liberalismo em justificar as crescentes desigualdades que sempre afectaram as democracias liberais desde a sua emergência. Agora fala-se em competências, como antes se falava em aptidões, qualificações e capacidades (e consequentes formas de medição), curiosamente numa época dita de contracção da economia e de descapitalização e desresponsabilização dos Estados nacionais. Por último, reflectimos sobre a problemática dos efeitos da educação, tomando como objecto de estudo uma ampla oferta de educação de nível de mestrado concebida e promovida pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho ao longo da última década. A análise que efectuámos permitiu-nos sustentar uma proposta de educação universitária, no quadro da crise global que a instituição universitária tem vindo a viver, que permita dotar os estudantes de um conjunto de recursos, intelectuais e instrumentais, que lhes permita actuar de um modo edificante e transformador no quadro de uma cultura crescentemente hegemónica, resultante do tipo de desenvolvimento que o (novo) capitalismo tem vindo a revelar e que se caracteriza por lhes acenar com múltiplas oportunidades de realização pessoal e profissional mas que sabe impossíveis de concretizar no contexto do modelo que propõe. Uma educação universitária que funcione como um poderoso instrumento de contra-hegemonia (como no-lo propõe Boaventura de Sousa santos, independentemente da actual ausência de uma sólida teoria da contra-hegemonia), ou seja, de antídoto ao espectro de inutilidade e de descartabilidade (Bauman, 2005 e Sennett, 2007) que a todos ameaça de um modo particularmente violento e de consequências previsivelmente trágicas.
The scope of this research shows the complexity of an approach that aims to discuss some of the main issues composing the “field” of education, not only along modernity, but also, mainly since the fifties, when part of the humankind began to scrutinize and desiccate such field based on the promises (attained and, mostly, unattained) of the illuminist project. Education, training, and evaluation (related with needs, skills and outcomes) are topics that guide both analysis and action that, by their own very nature, have an intense “ambivalence” and are subject to differential ways of conception and practice, that is, of ideologies. A work that takes ideology as its core, challenging the diverse ways of conceiving the world and the place that education should occupy in it, hardly performs its task without becoming embedded in a way that might des-legitimatize or at least weaken its very perspective. Conscious about this puzzling task, and convinced that no scientific procedure prevents the analyst from choosing what s/he thinks is the best way to promote a physical and social world development more generous towards the environment and the people, we dare to advance into a fragile territory, pluri-significant (as is typical of the social and its analysis) and, therefore, open and subjected to contributions that hopefully question and ultimately transform reality. To accomplish such task implies, among other issues, to situate our central object of analysis in its wider societal context. The structure of this work reflects, in our opinion, this conception. Drawing based on a very thoroughly and comprehensive analysis of the history of the XXth century (including references to the influences of the two previous centuries) we attempted to identify the reasons and the fact that made some historians (for instance, Hobsbawm) qualify it as the darkest century of the history of humankind. Furthermore we tried to understand the times we live in by establishing the convergence points with the recent past and those that present signs of fracture with existing knowledge or that ultimately conflict with previous modes of producing society. The discussion of issues such as globalization, economy and work were the central dimensions around which we intended to reflect over the whole of transformations that we have been witnessing in the last three decades and their impact in societies and people’s lives as well. In the second part of this research we strictly focused on the education field, arguing over the way ideology, that is, diverse ways of conceiving the world have composed it. The first section deals with different conceptions of education (and training), different views on its functions and effects, and the place that it increasingly has been occupying in official discourses and programs. Then, we tried to discuss some of the topics that have progressively coined the education field and that, in our opinion, result from the lack of political legitimacy of liberalism in justifying the growing inequalities that always affected liberal democracies ever since. Nowadays we are before a set of intricate discourses about competences, as before it was about aptitudes, qualifications and capacities (and its corresponding measures). oddly enough, one might argue that, especially in a time of economic contraction and de-capitalization and de-responsibilization of the national States. Finally, we reflect on the problem of the effects of education, taking as object of study a broad offer of education at the Master level, conceived and promoted during the last decade by the Institute of Education and Psychology of the University of Minho. Our analysis allows us to sustain a proposal of higher education, in the context of the global crisis of higher education institutions, that promotes students’ resources, both intellectual and instrumental, to act in a constructive and transforming way in the framework of a growlingly hegemonic culture, resulting from the type of development that the (new) capitalism has been revealing, characterized by waving multiple opportunities of personal and professional fulfillment knowingly impossible to accomplish. A higher education that works as a powerful instrument of counter-hegemony (as proposed by Boaventura de Sousa Santos, regardless of the actual absence of a theory of counter-hegemony), that is, as an antidote to the spectrum of inutility and disposability (Bauman, 2005 and Sennett, 2007) that menaces all in a particularly violent way of predictable tragically consequences.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Educação - Ramo de Conhecimento em Sociologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/8600
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese final.pdf9,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID