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TítuloO efeito da perceção de cibersegurança na utilização de assistentes de voz virtuais
Outro(s) título(s)The effect of cybersecurity awareness on the use of virtual voice assistants
Autor(es)Lopes, Rui Miguel Gomes
Orientador(es)Casais, Beatriz Graça Luz
Palavras-chaveAssistentes de voz virtuais
Inteligência artificial
Modelo de aceitação de ‘robots’ de serviço
Motivações
Perceção de cibersegurança
Risco
Virtual voice assistants
Artificial intelligence
Service robot acceptance model
Motivations
Cybersecurity awareness
Risk
Data28-Jul-2023
Resumo(s)Os assistentes de voz virtuais estão a tornar-se tecnologias cada vez mais utilizadas no quotidiano dos consumidores e beneficiaram do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) para alcançaram um papel mais preponderante e significativo no mercado. No entanto, a pesquisa sobre os fatores que influenciam a sua utilização é ainda breve e pouco exploratória. Assim, com base nas respostas de 109 participantes utilizadores de assistentes de voz virtuais, analisadas com recurso à Modelagem de Equação Estrutural de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM) no ‘software’ Smart PLS 4.0, este estudo foca-se nas motivações dos consumidores para o uso destes assistentes digitais. Tendo por base o Modelo de Aceitação de Robots de Serviço desenvolvido por Wirtz e os seus colegas, este estudo amplia o mesmo modelo, incorporando a vertente da privacidade e contribui para uma visão mais holística sobre a utilização dos assistentes de voz virtuais. Os resultados revelaram uma relação positiva e significativa entre a perceção de cibersegurança e a utilização destes aparelhos, o que sugere que os consumidores valorizam este estado de segurança ao considerar a utilização dos assistentes virtuais. Implicações como esta ou como o impacto da presença social percebida na atenuação da sensação de risco junto dos utilizadores oferecem considerações que podem ser consideradas pelos gestores no momento de desenvolver e implementar tecnologias como estes assistentes virtuais.
Virtual voice assistants are increasingly becoming prevalent technologies in consumers' everyday lives, benefiting from advancements in Artificial Intelligence (AI) to play a more prominent and significant role in the market. However, research on the factors influencing their usage is still relatively limited and unexplored. Therefore, based on the responses of 109 participants who use virtual voice assistants, analyzed using Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) in Smart PLS 4.0 software, this study focuses on understanding consumers' motivations for using these digital assistants. Building upon the Service Robot Acceptance Model (sRaAM), developed by Wirtz and colleagues, this study extends the model by incorporating the privacy aspect and contributes to a more holistic understanding of virtual voice assistant usage. The results revealed a positive and significant relationship between perceived cybersecurity and the usage of these devices, suggesting that consumers value a sense of security when considering the use of virtual assistants. Implications such as the impact of perceived social presence in mitigating risk perception among users offer insights that can be considered by managers when developing and implementing technologies like virtual assistants.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85940
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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