Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/8574

TitleIntegração de podcasts no ensino universitário : reacções dos alunos
Other titlesIntegration of podcasts with undergraduate and graduate students and their reactions
Author(s)Carvalho, Ana Amélia Amorim
Aguiar, Cristina
Cabecinhas, Rosa
Carvalho, Carla Joana
KeywordsPodcast
Ensino universitário
Reacções dos alunos
Reacções dos professores
Dispositivos móveis
Web 2.0
Blended-learning
Mobile devices
Issue date2008
PublisherUniversidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto)
CitationCARVALHO, Ana Amélia Amorim [et al.] - Integração de podcasts no ensino universitário : reacções dos alunos. “Prisma.com” [Em linha]. 6 (2008) 50-74. [Consult. 14 Jan. 2009]. Disponível em http://prisma.cetac.up.pt/. ISSN 1646-3153.
Abstract(s)Os podcasts, uma ferramenta da Web 2.0, têm vindo a ser integrados no ensino como forma de apoio à aprendizagem. Alguns estudos têm sido realizados em universidades abordando as utilizações dos podcasts. O estudo apresentado foi realizado na Universidade do Minho, com alunos de licenciatura e de mestrado, e envolveu docentes de três escolas que utilizaram podcasts de diferentes tipos e de duração variável. Pretendeu-se aquilatar da aceitação dos alunos pelos podcasts, nomeadamente no que concerne ao seu tipo e duração, bem como o uso de tecnologias móveis para ouvirem os podcasts, e quais os locais e os momentos do dia preferenciais para a sua audição. Os dados obtidos indicam a aceitação dos podcasts pelos alunos, preferindo estes audições de curta duração, que ouvem sobretudo em casa durante a tarde ou à noite. Os alunos mostraram-se receptivos a que outras unidades curriculares integrassem podcasts, indicando os tipos a usar.
Podcasts, a web 2.0 tool, have been used at different levels, including higher education. Our study was conducted at the University of Minho, in Portugal, with undergraduate and graduate students. Three teachers from three different faculties participated in this study. They used different types of podcasts and with a different length. We analyzed students’ acceptance and use of podcasts, namely its type and length, as well as the mobile technology used to listen to them, and the preferred places and moments of the day. Results show that students accept the podcasts, and they prefer short podcasts that they listen to at home and in the afternoon or at night. Students consider the possibility of listening to podcast in other courses, suggesting types of podcasts they were interested in.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/8574
ISSN1646-3153
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem
CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50_Integracao_Podcasts_Ensino_Universitario_Reaccao_Alunos_Ana_Amelia_Carvalho_et_al.pdf415,97 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID